O que é SEO?

Vista recortada das mãos da pessoa digitando no computador portátil, buscando o que é SEO

Como é o comportamento do usuário atual? Sempre que ele tem alguma dúvida, desejo ou demanda, sua primeira reação é ir ao Google e procurar pela resposta. Não importa se o objetivo do usuário é pessoal ou profissional, seu caminho é quase sempre esse. E este comportamento abriu espaço para o marketing digital, com técnicas que permitem que as empresas sejam encontradas pelos usuários, para que eles se tornem leads e clientes. Por isso, técnicas como o SEO acabaram nascendo e se tornando fundamentais para qualquer empresa.

Principais tópicos deste artigo:

O que é SEO?

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, ou, em português, “Otimização para mecanismos de busca”. Trata-se de uma estratégia de marketing que busca melhorar o posicionamento de um site nos resultados de buscas orgânicas, ou seja, sem pagar por isso.

Embora não seja possível garantir que um site aparecerá em primeiro lugar nas buscas para determinado termo, é possível otimizá-lo para que ele apareça nas primeiras páginas, o que é uma grande vantagem em relação à concorrência.

De modo geral, as empresas perceberam uma grande oportunidade dado o comportamento do usuário mencionado acima. Como praticamente todo mundo faz perguntas ao Google quando tem alguma demanda, é natural que os negócios se coloquem como uma possível resposta, para atrair atenção e, eventualmente, clientes.

Mas isso não é necessariamente tão simples, pois a competição é bem grande. Por isso, surgiram as técnicas de mecanismos de busca, que permitem otimizar os links da empresa para uma melhor posição.

Este processo tem diversas vantagens, mas uma das mais interessantes é que ele é “gratuito”. É claro que existe um custo indireto em melhorar o seu site, mas ele traz visitas orgânicas, ou seja, usuários que fizeram uma busca e clicaram no seu site sem que você precisasse pagar nada por isso.

Como funciona o SEO para o Google?

Para que seu site possa ser otimizado, é preciso conhecer os princípios fundamentais do SEO. Alguns dos principais fatores a serem considerados são:

  • O título e a descrição do site devem ser otimizados para aparecer nos resultados de buscas;
  • Os textos do site devem ser escritos de forma a responder às perguntas feitas pelos usuários nos mecanismos de busca;
  • As palavras-chave devem ser adequadamente utilizadas nos conteúdos do site;
  • Os sites devem ser construídos de forma a facilitar a indexação pelos mecanismos de busca;
  • Os links internos e externos do site devem ser otimizados.

Mas, antes de entender o SEO, é preciso entender o próprio Google. Apesar destas técnicas serem aplicadas em qualquer mecanismo de busca, vamos focar no maior.

Sempre que um usuário faz uma pesquisa ele recebe dois tipos de resultados: os orgânicos e os pagos. Os pagos, ficam no topo da página, e são gerenciados pelo Google através de uma ferramenta chamada Adwords. Abaixo deles, estão os orgânicos.

Em ambos os casos, é preciso entender que o Google se preocupa, mais do que tudo, com a experiência do usuário tanto nos anúncios pagos como nos orgânicos.

Ou seja, ele quer que os links tragam a resposta para o que o usuário precisa, com um conteúdo relevante, com bastante informação e uma boa experiência de navegação. Ter estes princípios filosóficos na mente já é uma ótima forma de começar a trabalhar o SEO.

Google Bots ou Google Spiders?

Mas como o Google enxerga estes conteúdos e avalia estes princípios? A resposta são os bots ou spiders, que acabam tendo uma função bem semelhante.

Estes são os algoritmos e os robôs do Google, que vasculham pela internet para ler e indexar todos os conteúdos. Assim, quando o usuário faz uma pergunta, ele pode indicar a melhor resposta.

Mas estes bots não enxergam o site da mesma forma que nós. Por isso, é preciso pensar sempre em fazer a união entre conteúdo que seja interessante para o usuário enxergar, mas também para que o próprio Google enxergue. Afinal, como ele pode recomendar algo para o usuário se ele não sabe o que é?

Fatores que influenciam o ranqueamento no Google

Para ser mais preciso, é importante conhecer os fatores que influenciam o Google a tomar as decisões de como os sites são ranqueados. De uma maneira mais ampla, são dois tipos de fatores que influenciam o rankeamento da página dentro da mesma: a qualidade do conteúdo e o uso de links.

É possível destrinchar estes fatores em:

Tamanho do conteúdo:

Os conteúdos que lideram as primeiras posições têm por volta de 2.500 palavras. O Google acredita que um conteúdo mais completo tende a ser mais relevante para o usuário logo, mais valioso. Mas isso não é uma regra. Não adianta “encher linguiça” para ter um conteúdo muito grande, se isso não é o que o seu usuário busca. Pense na sua experiência. O ideal é ter um conteúdo que responda todas as suas perguntas;

Títulos internos:

O título interno dá mais uma camada de informação para o usuário, além de ser uma ferramenta para a trazer mais desejo em ler o conteúdo;

SEO Title:

O SEO title é diferente pois ele é um título externo, ou seja, ele aparece dentro da pesquisa do Google. Neste caso, ele precisa ser muito claro e informativo, para chamar a atenção e despertar a curiosidade do que tem no conteúdo;

Boas URLs:

Ter uma URL bem construída é um ótimo fator de SEO. Ela deve sempre incluir as palavras-chave, ser curta e fácil de interpretar e ter, preferencialmente, apenas um subdomínio;

Heading Tags:

Esse recurso ajuda a identificar as prioridades do conteúdo dentro da página. É a forma de separar os subtítulos para que o Google possa lê-los;

Palavra-chave:

O Google vai evoluindo, assim como o uso da palavra-chave. Atualmente, a semântica existe e a intenção do usuário passou a ter o maior peso;

Tempo de permanência na página:

Quanto maior o tempo que o usuário passa na página melhor, pois mostra que o conteúdo é interessante e útil;

Otimização de imagens:

O Google adora imagens, apesar de não conseguir enxergá-las. Por isso, é preciso destacar para ele que o conteúdo tem imagens, através de certos elementos textuais como o alt text;

Links internos:

Os links ajudam a construir a relevância da página. Se a rede de links dentro do próprio site for forte, o Google prioriza nos resultados;

Design responsivo:

Grande parte da navegação é feita por celulares. Por isso, é fundamental ter um design responsivo para este público;

Tempo de carregamento:

Não existe nada mais frustrante para o usuário do que um site que demora para carregar. Portanto, é preciso ser rápido;

Meta description:

Esta é uma descrição da página, que ajuda a atrair o leitor para consumi-la.

Além disso, é importante monitorar as estatísticas do site para avaliar o desempenho do SEO. Os principais indicadores a serem observados são:

  • Posição no ranking dos mecanismos de busca;
  • Taxa de cliques, que indica o número de vezes que um determinado link foi clicado;
  • Taxa de conversão, que indica o número de visitantes que realizam uma ação específica (comprar, cadastrar-se, etc.);
  • Tempo de permanência no site;
  • PageViews, que indica o número de páginas visitadas por um usuário.

O SEO é uma estratégia essencial para qualquer site que esteja buscando aumentar sua visibilidade e gerar leads e vendas. É importante, no entanto, que seja utilizada de forma correta, pois é possível prejudicar o posicionamento do site se os cuidados não forem tomados.

Para se beneficiar do SEO, é importante contar com a ajuda de uma agência especializada, que possa analisar o seu site e identificar as melhores estratégias a serem seguidas.

Estes são apenas alguns dos principais fatores de ranqueamento dentro da sua página. Eles ainda são combinados com os fatores externos, como os links, a localização geográfica e a presença nas redes sociais.

SEO é Pago?

SEO é pago. Ou pelo menos, deveria ser.

Embora a maioria das pessoas que estão nos bastidores da internet acreditem nisso, ainda há muita discussão sobre o assunto. Mas a verdade é que SEO profissional é caro – e vale cada centavo.

Antes de começar, é importante esclarecer o que estamos falando aqui. Quando dizemos “seo é pago”, estamos nos referindo ao processo de otimização de um site para os mecanismos de busca. Essa é a área da internet em que as empresas gastam milhões de dólares anuais em anúncios. E a razão é simples: é impossível ter sucesso online sem estar na primeira página do Google.

Mas como você pode ter certeza de que seo é pago? Bom, basta observar o comportamento das empresas. Quanto mais um site gasta em seo, mais ele subirá nos rankings dos mecanismos de busca. Além disso, quanto mais acessos um site receber, mais caro ele ficará.

Por isso, se você está pensando em ter sucesso online, já sabe o que precisa fazer. Inscreva-se na nossa newsletter e receba dicas exclusivas sobre otimização de sites para os mecanismos de busca.

Porque usar SEO?

Usar Search Engine Optimization (SEO) é fundamental para qualquer negócio na internet. Mesmo que você não venda produtos ou serviços on-line, usando SEO aumenta o tráfego para o seu site, o que pode resultar em leads e vendas.

Aqui estão alguns motivos para usar SEO:

  1. SEO é o processo de melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca. A maioria das pessoas que usam a internet começam a procura por informações sobre um produto ou serviço nas páginas de resultados de busca. Se seu site não está na página 1 ou você está perdendo uma grande quantidade de tráfego.
  2. SEO é uma maneira barata de trazer tráfego para o seu site. Muitas vezes, é possível obter tráfego gratuito para o seu site através de SEO.
  3. SEO pode aumentar a credibilidade do seu site. Quando os consumidores veem seu site na página 1 ou 2 dos resultados de busca, isso os encoraja a confiar em você e em seus produtos ou serviços.
  4. SEO ajuda a construir uma marca forte. Ao longo do tempo, aumentando o tráfego para o seu site através do SEO, você estabelece uma presença on-line dominante e cria uma marca forte.
  5. SEO pode ajudar você a competir com os grandes sites. Mesmo que seu site seja pequeno, usando SEO você pode competir com os grandes sites por tráfego.
  6. SEO aumenta a probabilidade de gerar leads e vendas. Quando os consumidores encontram seu site na página 1 ou 2 dos resultados de busca, eles estão mais propensos a se converterem em leads ou compradores.

Como você pode ver, há vários motivos para usar SEO. A conclusão é que você deve se inscrever em nossa newsletter para receber dicas gratuitas sobre SEO.

O que é SEO para Google?

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca” em português. Trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados de buscas na internet. Ou seja, SEO é uma forma de marketing digital que tem como objetivo fazer com que o site apareça nas primeiras posições dos resultados de buscas, como o Google.

Quando uma pessoa faz uma busca na internet utilizando determinadas palavras-chave, o Google exibe um listado de sites que considera relevantes para a pesquisa. O objetivo do SEO é colocar o site na lista dos primeiros resultados, de forma a obter mais tráfego e, consequentemente, mais leads e vendas.

É importante destacar que as técnicas de SEO variam de acordo com cada mecanismo de busca. No Google, por exemplo, os critérios de ranqueamento são diferentes dos do YouTube e do Bing. Por isso, é fundamental que o site seja otimizado para cada um desses mecanismos de busca.

A boa notícia é que o SEO é uma estratégia de marketing relativamente barata e que pode ser executada por você mesmo, sem a necessidade de contratar um especialista. Basta seguir as orientações deste tutorial e utilizar as ferramentas gratuitas disponíveis na internet.

Para finalizar, gostaria de convidá-lo a se inscrever na nossa newsletter. Ao se inscrever, você receberá gratuitamente um e-book com as principais técnicas de SEO.

Conheça tudo sobre SEO

A otimização para mecanismos de busca é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que tem uma presença digital. Ela permite ser encontrada mais facilmente pelos usuários, trazendo mais tráfego que podem se transformar em leads e clientes.

Então, quer conhecer mais sobre o assunto? Confira outros artigos no nosso blog para entender melhor como cada um destes fatores funciona e como aplicá-los, além de como ter uma visão mais ampla para implementar uma estratégia de SEO.

Se você for iniciante no assunto não perca os 10 mandamentos do SEO. Dicas fundamentais para que está começando.

O SEO é uma estratégia essencial para qualquer site que esteja buscando aumentar sua visibilidade e gerar leads e vendas. É importante, no entanto, que seja utilizada de forma correta, pois é possível prejudicar o posicionamento do site se os cuidados não forem tomados. Para se beneficiar do SEO, é importante contar com a ajuda de uma agência especializada, que possa analisar o seu site e identificar as melhores estratégias a serem seguidas.