10 Mandamentos do SEO para iniciantes

10 Mandamentos do SEO para iniciantes. 1. Pesquise e planeje sua palavra-chave. 2. Invista em conteúdos relevantes. 3. Publique apenas textos originais.

Criar e manter uma audiência é um desafio diário que deve ser superado constantemente. Para isso é de extrema importância que sites ou blogs invistam em conteúdos relevantes e que estejam em destaque nos mecanismos de buscas. Mas qual é o segredo para aparecer em posições de destaque nos resultados do Google? A resposta não é tão simples, mas elaboramos 10 mandamentos de SEO para auxiliar iniciantes no ranking de resultados.

1 – Pesquise e planeje sua palavra-chave

Criar uma estratégia de construção de palavras-chave é tão importante quanto investir em bons textos. Afinal de contas, as buscas dos usuários geralmente partem da pesquisa de uma palavra que traduza suas dúvidas.

Ao definir a estratégia de utilização das palavras-chave é importante considerar o mercado em que a empresa atua. Se a palavra-chave definida for usada por gigantes da indústria poderá ser desafiador estar bem colocado no ranking de resultados. Considere utilizar variações da palavra-chave, o Google já tem algoritmos que fazem essa distinção e entendem que a palavra tênis está relacionada com a palavra sapato, por exemplo.

2 – Invista em conteúdos relevantes

O conteúdo deve ter relevância para sua audiência. Não adianta seguir as estratégias de SEO para iniciantes sem considerar escrever textos de qualidade que realmente tragam benefícios aos leitores. Procure escrever textos claros e que cumpram as promessas dos títulos.

3 – Publique apenas textos originais

Nunca cogite publicar textos parcialmente ou totalmente copiados. Plágios podem ser punidos pelos mecanismos de busca e ainda poderão acarretar processos legais, trata-se de um crime de violação de direitos autorais.

4 – Use a palavra-chave sempre que possível

Após a definição da palavra-chave a utilize sempre que possível, mas de forma fluída e natural. Ela deve estar no título do texto, nos intertítulos e na URL. O uso estratégico da palavra-chave poderá auxiliar na posição do conteúdo no ranking de resultados. Fazendo que seu site seja encontrado com mais facilidade por seu público-alvo.

5 – Redirecione o leitor para textos próprios

Ao criar um post ou um artigo procure direcionar o leitor para textos complementares dentro do próprio site. Isso ajuda os mecanismos de busca a notarem sua relevância.

6 – Escreva textos sem erros de português

É imprescindível ter textos bem escritos e que respeitem as regras da língua portuguesa. Revise muito bem o conteúdo e tenha um olhar criterioso, o texto precisa estar impecável, mas também precisa ser objetivo e ter uma sequência lógica.

7 – Aperfeiçoe o tempo de carregamento

Ter um site que demora no carregamento pode fazer com que o usuário desista do acesso. Além disso, essa demora pode gerar penalidades praticadas pelos mecanismos de buscas, por entenderem que isso prejudica a experiência do usuário.

8 – Seja referência para outros sites

Uma maneira de fazer os mecanismos de busca perceberem a relevância de um site é ser citado por outros sites considerados autoridades nos seus próprios segmentos. Essa é uma boa maneira de ter destaque e de criar um bom relacionamento com outros produtores de conteúdo. Mas lembre-se: aqui a qualidade vale muito mais que a quantidade. Aplique as dicas de SEO para iniciantes para ter uma melhor ranqueamento no Google.

9 – Crie uma descrição atrativa para seus textos

Toda vez que o Google, ou qualquer outro mecanismo de busca, lista os resultados é possível ver o link da página, titulo e uma descrição do conteúdo. Para que o site tenha uma boa taxa de cliques (CTR), uma descrição deve ser criada, isso é possível graças a TAG HTML “description”. Essa tag é representada pela meta tag. Veja exemplo:

<meta name=”description” content=”10 Mandamentos do SEO para iniciantes. 1. Pesquise e planeje sua palavra-chave. 2. Invista em conteúdos relevantes. 3. Publique apenas textos originais…”>

10 – Desenvolva textos alternativos para as imagens

O Google já apresenta maneiras de identificar o conteúdo de uma imagem através de inteligência artificial, mas isso não ajuda no ranqueamento. Toda vez que o texto for acompanhado de uma imagem produza um texto alternativo: o Alt Text. Ele auxilia os mecanismos de busca e o conteúdo passa a aparecer também nos resultados de imagens.

Seguindo essas dicas de SEO para iniciantes ficará muita mais fácil otimizar seu site e melhorar o ranqueamento. Coloque os mandamentos em prática e passe a utilizar técnicas avançadas para melhorar sua performance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *