Hoje em dia, basicamente qualquer empresa tem redes sociais, afinal, essa tem sido uma das principais ferramentas de marketing. Mas você sabe qual o papel de uma consultoria em redes sociais?

O papel de um mentor um consultor em redes sociais é capacitar os empresários e empreendedores, a fim de melhorar o gerenciamento de suas mídias sociais corporativas. Contudo, ajudando a traçar uma estratégia e orientando, até mesmo, qual rede social trará mais resultados para a marca.

Ou seja, quem tem mídias sociais corporativas, mas não sabe exatamente o que postar, não recebe muito engajamento e curtidas em suas postagens. Ou até mesmo recebe curtidas e tem seguidores, mas nada de conversão em vendas. Assim, vai se beneficiar muito com uma consultoria em redes sociais.

Consultoria em rede sociais
 

Como a consultoria em redes sociais funciona?

Muitos não entendem exatamente como funciona um trabalho de mentoria em redes sociais.

É claro que podem existir pequenas variações, porém, a grande maioria das consultorias funciona da seguinte forma: primeiro, existe uma análise inicial, tanto das redes sociais como do negócio como um todo. Afinal, é preciso que o mentor entenda cada marca e cada empresa para conseguir auxiliá-la.

Depois, é preciso entender os motivos pelos quais os resultados não estão dentro do esperado.

Após essa análise, traça-se um plano de ação, com sugestão de melhorias e mudanças a serem feitas. Depois, parte-se para a implantação e viabilização do projeto, de acordo com as necessidades do cliente.

Normalmente, o trabalho de consultoria em redes sociais vem acompanhado também de um período de acompanhamento, com feedback e avaliação das proposições sugeridas.

Vale ressaltar também que existem algumas tarefas que não são feitas pela consultoria em redes sociais. É o caso da edição de imagens e vídeos; criação de legendas, artigos de blog ou e-books; além do fornecimento de recursos financeiros para as campanhas pagas.

A importância da consultoria em redes sociais

Atualmente, a gestão de redes sociais é uma atividade que exige tempo e expertise. Afinal, não é uma tarefa simples e o mercado está em constante desenvolvimento. Ou seja, aquilo que funcionava bem há apenas 1 ano, pode não ser tão recomendável hoje em dia.

Marcas ou empresas que não têm um funcionário específico para lidar com essas questões podem se beneficiar imensamente do auxílio de um profissional, principalmente de forma a não atrapalhar a rotina e dia a dia do negócio.

Além disso, com uma consultoria em redes sociais, o empreendedor pode ter a certeza de estar produzindo um conteúdo relevante para seu público, relacionando-se com seus seguidores de forma dinâmica e interativa.

Uma boa gestão de mídias sociais garante que seu público estará sempre recebendo respostas e soluções, de forma rápida e segura. A divulgação dos serviços e produtos, portanto, se torna mais orgânica e, consequentemente, mais efetiva.

Hoje em dia, o Facebook e o Instagram (assim como diversas outras redes sociais) são importantes ferramentas de conversão, que também proporcionam credibilidade, auxiliando em todos os processos de venda da marca ou empresa. Porém, esses resultados só são alcançados com redes sociais bem monitoradas.