Consultoria em SEO

Qualquer empresa que queira alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca, precisa entender o que é o SEO e como funciona. Por meio do Marketing Digital e de uma consultoria em SEO para empresas, é possível alavancar o número de visitantes no seu site ou blog.

O que é SEO?

Afinal, o que é a sigla SEO significa? Search Engine Optimization, que em tradução livre é “Otimização para Mecanismos de Busca”. Trata-se de um conjunto de estratégias e técnicas para otimizar sites, páginas na web e blogs. Isso ocorre com a intenção de aumentar o tráfego orgânico e gerar autoridade.

Consultoria e Análise

Para entender o que cada cliente precisa, em nossa consultoria, é necessário saber em que ponto seu negócio se encontra. Pois, assim será possível identificar quais as estratégias ideais para a consultoria em SEO para empresas obterem resultados positivos.

Primeiramente, é fazer uma avaliação do site/blog do cliente e verificar os seguintes pontos:

 

Consultoria em SEO para empresas que queiram alcançar as primeiras posições no Google. As mesmas precisa entender o que é o SEO e como funciona.

Navegabilidade, qualidade do conteúdo, velocidade da página, responsividade etc.

Caso estes pontos não estejam bons, o analista de marketing precisará utilizar técnicas avançadas para otimizar e melhorar o site. Dependendo da complexidade do trabalho, pode ser mais indicado iniciar uma nova página na web e começar a otimização do zero.

Após a verificação, deve-se entender quais os objetivos do cliente com o SEO. Alguns desejam melhorar as vendas, outros apenas querem mais visitas. Independentemente de qual seja o motivo, o trabalho deve ser bem feito e trazer os resultados esperados por ele.

A melhor maneira de obter essas informações é fazendo uma reunião de briefing. Pois, dessa forma é mais fácil entender quais as metas do cliente. Além disso, a definição da palavra-chave é fundamental.

Estrutura Física

A hospedagem de um site, se eficiente, garante um bom funcionamento de uma página da web. Por meio dela, é possível garantir uma melhor presença on-line e aumentar o número de visitantes.

Segurança, eficiência de navegação e experiência do usuário são quesitos utilizados pelos buscadores. Sendo assim, os mesmos são observados para posicionar um endereço na web.

Existem alguns tipos de hospedagem e você deve identificar qual é a mais indicada para o seu caso. No entanto, em nossa consultoria SEO, identificamos que: A hospedagem compartilhada é a mais utilizada pelas empresas. Assim, isto se significa que vários sites ficam hospedados em um mesmo servidor. Já a dedicada, é aquela em que o site fica exclusivamente em um servidor. Bem como, tem um preço mais elevado e requer bons conhecimentos de programação para administrar a página. Influenciando o SEO do site.

Com relação à segurança, um site que possua o certificado de SSL sai na frente dos outros. Essa certificação é um padrão mundial em tecnologia no que diz respeito à segurança na web. A maior função dele é criar um caminho entre o servidor e o computador que seja seguro e evite ações de hackers.

Palavras-Chave

As palavras-chave são as frases utilizadas pelas pessoas para buscar sobre qualquer assunto na Internet. Em resumo, para qualquer estratégia de marketing, as palavras de busca são essenciais.

Existem algumas ferramentas que podem auxiliar na escolha dessas palavras e quais são as mais indicadas para ranquear o seu site.

Uma boa técnica é ir até o Google e digitar uma palavra relacionada ao seu negócio. Dessa forma, automaticamente o Google irá completar a sua frase digitada. Assim, você poderá ter uma noção de como este serviço e/ou produto é mais buscado.

Você também pode ir atrás de um tráfego qualificado utilizando palavras-chave de “cauda longa”. Tente utilizar termos com mais de três palavras, pois eles têm menos concorrência e são mais específicos. Ou seja, as chances de posicionar melhor seu site dessa forma aumenta consideravelmente.

Outro ponto importante é que, ao utilizar os termos de cauda longa, você pode atingir diretamente um cliente com mais potencial de compra.

Para facilitar ainda mais, existe uma ferramenta chamada Google Keyword Planner. Logo, essa ferramenta que é ótima para encontrar resultados relacionados a volume de pesquisa e ideias de palavras-chave.

Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é um complemento do Marketing Digital e também faz parte das estratégias de SEO.

Uma das formas mais eficazes de atrair tráfego para sua página é por meio de um conteúdo relevante e de qualidade. Muitos acreditam que para melhorar um posicionamento de um site, é preciso apenas focar-se na palavra-chave e pronto, porém, não é nada disso. Para o Google, o conteúdo é rei.

Dia após dia, os buscadores priorizam a experiência do usuário. Ou seja, o conteúdo precisa ser de qualidade e não apenas carregar as palavras ideais.

Como Criar uma Boa Estratégia de Marketing de Conteúdo?

O primeiro passo é a definição dos objetivos. Temos que saber qual a meta que pretende alcançar, seja mais visitas no blog, permanência dos usuários na página, captura de leads entre outros.

Criar uma persona é essencial para essa estratégia, pois só assim é possível identificar qual público pretende atingir. Além disso, deve-se entender que ela não é necessária apenas para a venda final de um produto, mas também para auxiliar no ranqueamento.

Precisamos também nos colocar no lugar do usuário que faz a busca, pois somente assim conseguimos entregar o que ele procura.

Análise e Monitoramento

Obter relatórios e dados após a reformulação do SEO é importante para revisar o que foi feito e entender o que funcionou ou não. Devemos nos lembrar de que muitas etapas do SEO não terminam e justamente por isso, devemos monitorar as ações e aproveitar as oportunidades para fazer os devidos ajustes.

Resumindo, para obter resultados positivos, é imprescindível efetuar cada uma das etapas do projeto de SEO. Aproveitando todas as estratégias, os resultados a médio e longo prazo podem ser extremamente satisfatórios. Sendo assim, busque entender como cada passo funciona e o quanto cada um é importante para o objetivo final.

Contratar uma consultoria em SEO vai te ajudar a acelerar esse processo. Pois, ela vai identificar, com rapidez, todos os problemas de otimização do seu site. Ademais, uma boa consultoria será capar de gerar os relatórios necessários para entender o que funciona ou não para o seu negócio. Assim, poder colocar em prática o plano ideal para dar um up no seu site ou blog.

Com a consultoria em SEO para empresas, você terá uma análise de mercado e da sua concorrência, a fim de avaliar quais alterações devem ser executadas para revitalizar sua empresa. Entre em contato conosco e descubra o que podemos proporcionar para o seu negócio por meio da Internet.