É inegável o espaço cada vez maior ocupado pelo marketing digital no mercado. Muitos empresários, entretanto, acabam frustrados e enfrentando dificuldades ao apostar no amadorismo. Para uma performance de fato profissional, investir em uma consultoria de Marketing Digital pode ser a solução para este problema.

Pesquisas têm apontado um caminho cada vez mais digital no que diz respeito ao consumo dos brasileiros. A jornada de compra do consumidor dentro da internet, por sua vez, demanda estratégias e análises que só especialistas podem gerar à sua empresa.

É claro que ninguém conhece mais o seu negócio do que você mesmo. Mas a área de marketing digital demanda experiência, técnica e conhecimento específicos. É aí que uma consultoria de Marketing Digital pode ter papel fundamental para a sua marca se destacar no mercado.

O que é e como funciona uma consultoria de Marketing Digital?

Uma consultoria de Marketing Digital oferece a empresas dos mais variados setores um serviço de assessoria para iniciar ou otimizar o trabalho de marketing digital.

O objetivo é fazer o negócio conseguir atender às particularidades do meio digital e do consumidor que está atrás dos computadores e celulares. A iniciativa funciona basicamente nos mesmos parâmetros de qualquer outra consultoria. O cliente recebe dicas e treinamento, tendo como base dois pilares: diagnóstico e planejamento.

No primeiro caso, buscam-se entender os valores, a missão e os objetivos da empresa, em curto e longo prazo. Depois, é realizado o diagnóstico de todos os aspectos relativos à presença da marca no meio online.

Com estes dados em mãos, é possível realizar a análise e confirmar os objetivos. Para, enfim, indicar de forma detalhada as mudanças que deverão ser implantadas pela área de marketing da empresa.

Para compreender melhor o passo a passo do trabalho de uma consultoria de Marketing Digital, vamos detalhar alguns destaques deste processo.

Passo a passo: Atividades de uma consultoria de Marketing Digital

Análise de estrutura física

Este é um dos primeiros quesitos passíveis de análise pela consultoria. Isso porque é preciso conhecer a estrutura física oferecida pelo negócio em relação ao ambiente virtual, tais como os servidores usados e o tipo de hospedagem. Sem um sistema ágil, toda a operação estará em risco e os resultados positivos mais distantes.

Diagnóstico das estruturas virtuais

O próximo passo é conhecer toda a estrutura virtual que já é oferecida pela empresa, o que inclui site, blog, landing pages, redes sociais e outros.

Análise de Negócio

Nesta etapa, os consultores entrarão de cabeça no universo da empresa, conhecendo de perto toda a sua trajetória e objetivos almejados para o futuro da marca em marketing digital.

Análise da Concorrência

É importante que a consultoria conheça o mercado ao qual a empresa se dedica. Só então, identifica os principais concorrentes. Assim também, a forma com que cada um deles utiliza o espaço virtual. Enfim, atrair clientes e fechar vendas.

Análise do Público-alvo

De nada adianta traçar planos em marketing digital, sem conhecer a fundo qual é o público-alvo de uma empresa. Este fator é determinante para a escolha da linguagem utilizada e das estratégias que serão postas em prática. Uma das ferramentas para definir o público-alvo de uma empresa é a criação da persona. Ou seja, um cliente ideal com características específicas e que melhor representa os consumidores da marca.

Análise de Tendências

Saber o que já está funcionando e ganhando o mercado digital é um serviço que uma consultoria de marketing digital presta com excelência e que pode fazer com que a empresa se torne um player na sua área de atuação. Por outro lado, é claro que nem tudo que é sucesso para uma empresa servirá para outra. Por isso mesmo, se torna ainda mais importante a ajuda profissional nesta etapa de análise.

Planejamento de Ações

Após analisar e reunir os dados anteriores, chega o momento de planejar as ações que serão tomadas. Nesta etapa, geralmente são feitos testes e definidas todas as estratégias a serem executadas e quais serão os canais usados.

Monitoramento das Ações

Implementadas as ações, é preciso acompanhar de perto a evolução de cada ação e como cada uma tem apresentado resultados à empresa, seja por meio de aumento na presença no meio virtual ou por fechamento de negócios.

Avaliação de resultados

Por fim, é necessário realizar uma avaliação dos resultados. Ou seja, verificar se as estratégias usadas realmente surtiram efeito ou se serão necessárias mudanças visando a otimização dos resultados.

Áreas de atuação da Consultoria de Marketing Digital

Todas as atividades de uma consultoria de Marketing Digital descritas anteriormente podem ser direcionadas para uma área de atuação, conforme as necessidades específicas do cliente.

Pensando nisso, separamos quatro áreas de atuação dentro do marketing digital que podem ser trabalhadas por uma consultoria:

Consultoria em SEO (Search Engine Optimization)

Busca a otimização para motores de busca, principalmente o Google. O objetivo é fazer o seu negócio aparecer para os usuários logo na primeira página de busca, de forma orgânica, sem a necessidade de ferramentas pagas.

Consultoria em SEM (Search Engine Marketing)

Inclui as estratégias de SEO, mas vai além, abrangendo também a busca paga, realizada por links patrocinados. A principal ferramenta para executar a estratégia é o Google Ads.

Consultoria em Redes Sociais

Por incrível que pareça, muitas empresas ainda não entenderam o real valor das redes sociais para o negócio e acabam usando o espaço de forma amadora e sem qualquer estratégia. Neste sentido, uma consultoria de Marketing Digital pode auxiliar a marca a descobrir a sua voz nas plataformas e se destacar neste mercado.

Consultoria em E-mail Marketing

E-mail pode até parecer uma estratégia antiquada de marketing digital, mas pode dar muito certo para diversos tipos de empresas, sobretudo nas fases mais avançadas do funil de venda.

Quando contratar uma consultoria de Marketing Digital?

Implementar uma estratégia de marketing digital, como visto neste artigo, demanda esforços e olhar estratégico. Por isso, uma empresa interessada em contratar o serviço de uma consultoria precisa estar preparada para sair da zona de conforto e para entrar em um mercado cada vez mais competitivo.

Por isso, se você busca o serviço, é preciso ter em mente a necessidade de já contar com uma estrutura mínima para a execução do projeto. Isso inclui estrutura física e profissionais com alguma habilidade na área de marketing, além, é claro, de um orçamento mínimo para dar cargo ao projeto.