Por que é importante investir em SEO?

Por que é importante investir em SEO? Por que investir em SEO? Para ser encontrado; se tornar referência; melhorar o tráfego; ser competitivo e aumentar ROI

Por que é importante investir em SEO? SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para sistemas de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas muito utilizado no marketing digital para levar o conteúdo de um site para as páginas de pesquisa do Google. Portanto, quando um usuário pesquisa o assunto tratado na sua página, ela aparece nos resultados.

A otimização é um elemento importante de uma estratégia de digital, sobretudo, se estiver alinhada com marketing de conteúdo. Para que os buscadores encontrem nosso site e nossas páginas, precisamos prepará-los para isso.

Por que investir em SEO?

1. Para ser encontrado

Não vale a pena escrever muitas páginas e deixá-las “no ar”, sem trabalhar para que elas cheguem até o público. Você precisa fazer com elas sejam visitadas ao longo do tempo, e não apenas momentaneamente. Por isso você precisa de solidez na divulgação.

E para ter presença sólida nas pesquisas é preciso de técnicas de SEO porque ela é a língua do algoritmo do Google. Segundo estudo, 90% das pesquisas vem desse buscadores. Se você quer ser encontrado por seu público, SEO é o seu parceiro.

2. Para se tornar referência

É importante ser referência naquilo que você produz. O público irá associar o seu negócio aos mais altos padrões que utiliza para julgar as marcas. Quando precisarem recorrer a uma informação sobre sua área de atuação, irão se lembrar da sua empresa.

Ao ser referência, você passa a ser reconhecido no mercado. Além disso, o próprio Google utiliza a boa referência para selecionar as páginas que irão aparecer nas pesquisas.

3. Para melhorar o tráfego.

Existem, sim, diversas maneiras de conseguir tráfego. Por meio de redes sociais, agregadores de links, diretórios. Mas tudo é praticamente irrisório comparado aos buscadores. Para onde você vai quando precisa resolver um problema, obter uma informação ou pesquisar um produto?

Portanto, quando falamos de Google, falamos de volume e qualidade. Afinal, com um bom trabalho de SEO podemos ser encontrados até por aqueles usuários que já decidiram comprar, só precisam de um “empurrãozinho” do Google.

4. Para ser competitivo

Além dos benefícios diretos que refletem no seu lucro, é importante ter posicionamento e competitividade. E manter-se competitivo não é fácil no mundo real, nem no mundo virtual. Mas SEO é uma ferramenta que nos permite preparar o site para ele ser competitivo.

Por exemplo, analisando nossos competidores nas páginas de pesquisa podemos descobrir o que o Google está priorizando naquelas palavras-chave utilizadas na busca. Há maneira mais fácil de pesquisar a concorrência? Você disputa as primeiras posições sabendo o que pode melhorar.

5. Para aumentar o ROI

O Retorno sobre Investimento (ROI) em SEO é muito alto comparado aos outros recursos de marketing digital. Isso porque o gasto é pouco. Por não focar em resultados imediatos, e sim em consistência, você pode começar sozinho, sem gastar. Com o passar do tempo, você verá que obteve muito mais benefícios do que custos.

Por isso, é fundamental entender que SEO depende de tempo. Um trabalho passa a dar resultado entre 3 e 6 meses, e ele deve ser feito de modo constante. Todavia, estando sempre atento às regras e novidades, e fazendo um trabalho contínuo os resultados serão excelentes.

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