O que é uma estratégia Black Hat em SEO?

Pessoa de má índole praticando estratégia black hat em SEO.

Se você atua na área de marketing digital, então é muito provável que saiba o que é uma estratégia Black Hat em SEO, considerando se tratar de uma solução/técnica que vem se popularizando ao longo dos anos.

De início, o que podemos dizer é que se trata de uma estratégia até atraente, porém, eticamente questionável.

O que é Black Hat SEO?

Geralmente, quando uma marca deseja aumentar o tráfego orgânico do seu site, recorre a estratégias de SEO (otimização em relação aos motores de buscas). Há diversas maneiras de aplicar o SEO. Assim, fazer com que uma página na web aumente o seu número de visitantes, ou melhor, de oportunidades de negócios. Uma delas é o Black Hat SEO.

Trata-se, segundo estudiosos, de um conjunto de ações que são tomadas com o objetivo de “enganar” os robôs ou algoritmos do Google e, assim, melhorar a posição de um site em tal mecanismo de pesquisa.

Por exemplo: no lugar de utilizar estratégias como palavra-chave, link building entre outras, para aumentar a autoridade de uma página, bem como o número de visitantes, a marca adota práticas eticamente questionáveis, entrando em rota de colisão com as recomendações do Google ou mesmo Bing.

Podemos visualizar uma prática de Black Hat quando uma marca investe em conteúdo oculto, que é quando ela insere palavras-chave entre outros termos, mais preocupada com os motores de busca do que com o material/conteúdo divulgado.

Por que não fazer Black hat?

Como podemos ver, a prática de Black Hat pode prejudicar a sua estratégia de marketing digital. Principalmente, a relação de sua empresa com os clientes ou potenciais consumidores. A seguir, conheça melhor alguns motivos pelos quais não se deve fazer Black Hat:

– Desonestidade com o potencial consumidor

Um dos primeiros motivos pelo qual não deve fazer Black Hat é que você estará sendo injusto com quem tanto deseja convencer a comprar seus produtos ou serviços.

O potencial cliente acredita que a marca lhe oferecerá conteúdo de qualidade. E não apenas um conjunto de palavras-chave que só fazem sentido para os motores de busca. Por isso, é importante investir em conteúdo relevante, com informações de qualidade. Isso não impede que a sua empresa adicione palavras-chave.

– Desonestidade com a concorrência

Ainda que o mercado esteja pouco se importando para as técnicas que utiliza para se destacar. No entanto, trabalhar de maneira honesta é a melhor alternativa quando se deseja construir uma imagem. Ou seja, uma imagem corporativa sólida perante os seus consumidores e sociedade, em geral.

Por esse motivo, recomenda-se não fazer uso da estratégia Black Hat.

– Penalização do Google

A marca também pode ser penalizada pelo Google. Caso este identifique que a empresa está fazendo uso do Black Hat, poderá aplicar penalidades como: queda de posição no ranking de buscas, diminuição do tráfego orgânico e restrição de posição em relação a novos conteúdos publicados.

Como se pode visualizar, o recomendado é montar uma estratégia de marketing digital ética, séria e consistente. Assim, a sua marca estará agindo conforme as orientações dos motores de buscas.

Entenda quais tipos de técnicas mais utilizadas pelos Black Haters.

Ficou alguma dúvida? Contate-nos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *