Por que otimizar as imagens para seu site?

mulher conversando sobre como otimizar as imagens em seu site, em seu computador, com um pessoa, que aparece de costas, no canto da imagem.

Por que otimizar as imagens para seu site? Imagens podem tornar um site mais leve, legível e informativo simultaneamente. Eles atraem o olhar dos visitantes e refletem o significado que o site quer transmitir. Mas não basta só colocar qualquer arte ou foto sem preparo ou sem pensar que terá esses efeitos.

Ninguém fica muito em um site que tem imagens tão pesadas que demoram a carregar ou que tem tanto recurso visual que fica “poluído”. Nem mesmo o Google gosta disso e ele pode penalizá-lo derrubando o seu link nas buscas, mesmo que o resto do site esteja mergulhado em SEO. Aprenda por que e como otimizar as imagens do site.

Por que é importante otimizar imagens?

As imagens não impactam o seu site apenas visualmente, como também afetam seu funcionamento. Ao otimizar as imagens você estará deixando-as equilibradas com qualidade e carregamento ideais para tornar a página agradável.

Embora o algoritmo do Google não “veja” as imagens, ele pode ler seu código e identificar se o mesmo é escaneável. Assim poderá tirar o máximo benefício das imagens para subir no ranqueamento das buscas e aumentar o tempo de permanência no site.

Como usar as imagens para melhorar a performance?

SEO

Aplicar SEO nas imagens ajuda o seu site ter mais chances de aparecer nas pesquisas dos usuários. Para fazer isso, é importante adicionar o title e alt em todas elas. Use as palavras-chave que representem tanto a imagem quanto o site para aumentar suas chances de aparecer nos resultados. No título coloque hífen para separar palavras e não use acentos nem caracteres especiais.

Desde que o Google Imagens retirou o botão de “abrir imagem” e o transformou em “visitar o site”, o número de acessos ao site por essa ferramenta só aumentou. Assim, mesmo que uma pessoa esteja buscando uma imagem, ela acabará no site e poderá se interessar por ele. Por isso ter SEO nas imagens é hoje indispensável.

Formato

A extensão do arquivo da imagem não são apenas letras sem significado. Elas impactam verdadeiramente na qualidade e nas características dela. Para o uso nos sites, as mais comuns são JPEG, PNG e GIF.

JPEG comporta milhões de tons e cores e é preferencialmente usado em fotografias. Comprimir muito um JPEG afeta a sua qualidade, mas até certo nível pode ser reduzida para tornar o arquivo menor sem comprometer a resolução.

PNG também suporta várias cores e até transparências, mas não comprime tanto, o que torna seu arquivo maior do que o desejado. Como não perde qualidade ao editá-la, diferente do JPEG, é ideal para artes e ilustrações com vetores.

GIF tem uma boa compressão, mas as cores são muito limitadas. É um formato muito usado por animações curtas e repetitivas. Ainda pode ser utilizado em ícones simples em preto e branco ou com pouca variação de cor.

Dimensões

Preste atenção no tamanho do local aonde deseja colocar as imagens. Se existe um limite de 400 px por 600 px, não precisa de mais do que isso. Corte e comprima a imagem para adequá-la ao espaço. Assim ela ficará mais leve e sem distorções.

Caso seu site não limite o tamanho, ainda assim é fundamental verificar quais as dimensões ideais para que ela harmonize com o restante. Imagens gigantes ou minúsculas ao lado de um texto não são boas esteticamente e afetam a escaneabilidade.

Ter esses cuidados não só tornam seu site mais bonito como aumentam sua performance e, consequentemente, seu resultado. Um site otimizado da imagem do topo até o rodapé tem mais chances de se destacar da concorrência e melhorar seu tráfego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *