Uma pergunta muito comum para quem está pensando em investir em SEO é: quanto será que vou gastar para fazer um SEO com resultados interessantes para a minha empresa? É justamente a esta pergunta que tentaremos responder neste artigo.
Para quem não sabe SEO, é uma sigla para Search Engine Optimization, traduzindo fica como Otimização de Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de estratégias que direcionam seu site para uma melhor colocação nos mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo, etc.
No entanto, calcular o quanto uma empresa deve investir em SEO para alavancar suas atividades não é uma tarefa fácil. Já avisamos também que não existe uma fórmula única para fazer isso, pois cada caso possui suas particularidades que vão desde o tamanho do nicho de atuação, até a capacidade de investimentos.
Portanto, tentaremos de demonstrar aqui alguns caminhos que podem ser seguidos para que se faça um cálculo médio e básico dos custos de SEO.
Custos para investir em SEO
Lembre-se que custo não é preço ou valor. Por exemplo, ao calcular a hora média de um designer, é preciso pegar a tabela de salário da categoria somar aos gastos da profissão, por exemplo, as mensalidades dos programas para a criação de suas artes, e depois dividir tudo por 160 horas úteis mensais. Com isso, você chegará ao custo médio e básico para contratar um designer.
Com o serviço de SEO acontece o mesmo. Porém, do mesmo modo que você pode precisar de vários designes para um projeto, também talvez precise ampliar os recursos e as atividades de SEO, o que naturalmente irá também aumentar os custos.
As atividades básicas necessárias para SEO
Para um SEO de qualidade, é preciso uma série de ações diferentes e que requerem também investimentos distintos. Ao contratar uma agência ou um especialista em SEO ele terá de garantir as seguintes atividades:
• Otimização do Site
• Conteúdo
• Backlinks
• Controle e Planejamento
A otimização do site possui dois tipos diferentes de ações. Algumas que serão entregues no início do projeto, como a auditoria geral do site, a correção dos pontos mais críticos e o planejamento das ações recorrentes, ou seja, aquelas que serão feitas de modo regular.
Após esta fase inicial, a manutenção da otimização consome por mês uma média de 15 horas, para sites de tamanho regular.
A produção de conteúdo deve ser feita com regularidade e exige a entrega de no mínimo 4 textos por mês. Em média, a pesquisa de pautas, produção e otimização dos textos gasta 30h.
Outra parte importante dos investimentos em SEO é a conquista de backlinks. Eles são a referência que outras páginas e sites fazem ao conteúdo do seu. Essa estratégia é fundamental para que os logaritmos dos buscadores entendam a relevância do conteúdo. Esse processo exige o contato entre páginas e gasta cerca de 15 horas mensais para ser feito.
O planejamento e controle das ações é a etapa que garante que tudo está sendo feito corretamente, e também reorienta os próximos passos do projeto. Ela gasta em média 10h mensais. Assim, chegamos ao número de 70 horas mensais para projetos básicos de SEO.
Esse é o investimento mínimo que sua empresa deve fazer. Agora, basta converter em valores e custos de trabalho da sua equipe, que você terá uma margem de quanto a sua empresa investe ou investirá em SEO.
Investir em SEO limpo
Existem muitas estratégias que tentam burlar o sistema do Google para conseguir melhores resultados, e essa estratégia tem um nome, que é Black Hat. De certa maneira, as pessoas tendem a ir pelo caminho mais fácil, porém os motores de busca estão cada vez mais inteligentes e apitos a reconhecer tais técnicas. Fazendo sites sejam prejudicados e perdendo ranqueamento rapidamente.
Separamos uma lista de técnicas praticadas por quem conhece o Black Hat, e você não cair nessa de ranqueamento fácil e rápido. Investir em SEO é algo sério, em muitos casos, demanda tempo.
Muito obrigado pela leitura.