Você já imagino caso você consiga ranquear melhor seu site no Google. Para garantir que o conteúdo do seu site fique entre as primeiras posições do buscador mais utilizado no mundo, popularmente conhecido como ranqueamento(ranquear), é necessário que se entenda como funciona o algoritmo do Google. Com isso, melhorar a taxa de cliques para o seu site.
A principal dúvida de todos que utilizam o buscador é como o algoritmo do Google funciona, principalmente para aqueles que desejam subir posições e emplacar mais views, seguidores e vendas.
Já se sabe que a garantia do sucesso de uma empresa nos dias de hoje é ter um bom ranqueamento. Ou seja, aparecer nas três primeiras páginas do buscador.
Mesmo o Google guardando o segredo a sete chaves, diversos profissionais tentam desvendar como ele funciona e como garantir as primeiras posições do ranking.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este post.
Como funciona o algoritmo do Google
Quando a internet surgiu, ela era composta por diversos sites espalhados na rede. No entanto, sem qualquer forma de organização, síntese, tornando difícil e devagar o processo de buscar a informação necessária.
Todavia, diante da popularização da internet, e em consequência do início de um processo de maior busca de informações e formas de entretenimento pelos usuários de um lado. Com tudo, foi necessário a criação de ferramentas para encontrar a informação diante da existência de centenas de páginas “perdidas”.
Essas ferramentas têm como principal finalidade a facilitação da indexação dos sites da internet. Sendo assim, através de mecanismos de busca com algoritmos especializados o que permite o acesso de qualquer informação ou página, de acordo com o interesse do usuário.
No início, os algoritmos eram baseados em fórmulas simples.
Tal fato levava a muitos casos de burlar as regras para garantir melhores posicionamentos no buscador, o que é conhecido como black hat e, até hoje, é combatido pelo Google.
Assim, para melhorar e garantir uma maior qualidade na experiência do usuário, houve um aprimoramento dos algoritmos.
Para que ele serve?
O objetivo do algoritmo do Google é encontrar, entender e organizar o conteúdo da internet. A fim de que o usuário encontre o melhor resultado para aquilo que ele está buscando.
Cumpre destacar que o melhor resultado não significa necessariamente que ali está a melhor resposta. Mas sim, que aquele site é o que apresenta a informação sem dificuldades e com uma boa navegação.
Quais são os passos para o posicionamento?
A fim de que o algoritmo posicione as páginas na SERP, ele passa por 3 passos:
Rastreamento (Crawling)
No processo de rastreamento, os robôs do Google (Googlebot) realizam automaticamente as buscas por novas URLs, a fim de que elas sejam indexadas ao seu banco de dados.
Com isso, o primeiro objetivo daquele que deseja ter um bom ranquear do seu site deve ser encontrado por estes googlebot. Para tanto, é necessário que seja adotada uma estratégia de SEO.
Saiba que quanto mais limpo, simples e com códigos HTML seu site for, mais fácil ele será encontrado pelo Googlebot.
Aliás, cumpre destacar que ele não consegue ler conteúdos muitos complexos, como o flash, e, portanto, devem ser evitados.
Indexação (Indexing)
Outro processo que acontece automaticamente é o processo de indexação. Que nada mais é do que a organização dos conteúdos segundo os critérios do Google. Ou seja, de como esta informação será útil aos usuários.
Neste passo, os robôs fazem uma análise das páginas como se todo o seu conteúdo fosse em forma de texto.
Por conta disso, outra dica importante para aqueles que querem ter um bom ranqueamento é a utilização de palavras-chaves, a fim de que ocorra a indexação correta pelo Google.
Com isso, quando o usuário for realizar uma pesquisa de acordo com suas palavras, ele será redirecionado para o seu site.
Ranquear no Google
O último passo é o ranqueamento.
Quando o usuário realiza uma pesquisa no Google, o algoritmo realiza uma busca em todo o seu banco de dados e mostra para o usuário todas as páginas que entendem que respondem de forma satisfatória a sua dúvida.
Quanto mais no topo da lista, mais relevante é o conteúdo, de acordo com o algoritmo do Google.
O algoritmo pode levar em conta para determinar um bom ranqueamento a usabilidade, a velocidade do site, taxa de cliques na SERP, tempo de permanência na página, design responsivo.
Ademais, o objetivo da utilização das técnicas de SEO é que o conteúdo chegue nas primeiras posições. Com isso, o usuário consuma o produto ou serviço oferecido.
Principais atualizações do algoritmo do Google
Ao longo de toda a história de existência do Google, já ocorreram inúmeras atualizações e modificações no seu algoritmo.
Entre as principais podemos citar:
– Panda (2011): Foi a primeira grande atualização que impactou a forma em que os usuários são recebidos. Também iniciou o processo de punição de páginas com tentativas de burla ao sistema (conteúdo copiado ou duplicado, fazendas de links etc.)
– Penguin (2012): Teve como objetivo principalmente em punir sites que não seguiam suas diretrizes e forneciam conteúdos de baixa qualidade.
– Hummingbird (2013): O objetivo desta atualização foi desenvolver uma melhora na qualidade dos resultados encontrados. Sobretudo, mais do que o intuito de aplicar penalidades.
– Pegeon (2014): Foi através dessa atualização que o algoritmo passou a utilizar a localização do usuário.
Como melhorar meu site para ranquear no Google
Uma das formas mais eficazes de melhorar seu site para ranquear no Google é através da utilização de técnicas de SEO.
Entre elas podemos citar:
Palavra-chave e pesquisa de otimização
A primeira forma de aumentar o seu ranqueamento é através da pesquisa de quais palavras-chave são mais adequadas. Certamente, existe no mercado, ferramentas para SEO gratuitas ou pagas para isso.
Atualmente, é importante que estas palavras-chave sejam escolhidas com base na alta taxa de cliques na SERP. Ou seja, não pelo volume de busca, uma vez que o Google tem apresentado respostas prontas ao usuário dificultando o tráfego orgânico.
Otimize o título
Uma vez escolhida a palavra-chave, ela deve aparecer no título do seu conteúdo.
Além disso, a fim de aumentar o posicionamento, é importante que o título tenha entre 50 a 68 caracteres e que seja utilizado o tag title.
Lembre-se o título deve corresponder a algum conteúdo que o usuário buscaria.
Link Building
Outra forma de demonstrar a sua relevância na web e nos sites de busca, é conseguir links para o seu conteúdo
Os links podem ser:
– Internos: Aqueles que direcionam a links de outra página dentro do mesmo site. É importante que essa linkagem seja feita de forma que a leitura permaneça fluida e que tenha relevância com o assunto que está sendo tratado.
– Externo: são aqueles links de outros sites e servem para realizar a troca de informações e conteúdos entre sites do mesmo nicho.
Desenvolva autoridade no assunto
Outro ponto fundamental para ranquear é que você deve demonstrar para o Google que é especialista naquele assunto.
Dessa forma, quanto mais informações de qualidade houver em sua página, mais bem ranqueado você será, pois, o Google entende que suas informações são de qualidade e de confiança e que entregarão aquilo que o usuário procura.
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