Como ter uma URL amigável?

Pessoa buscando a melhor URL amigável ou padrão de URLs.

Se você tem um site ou gerencia um blog, já deve ter se perguntado inúmeras vezes como fazer para aumentar o fluxo de usuários. Saiba que ter uma URL amigável pode fazer toda a diferença na hora de conseguir mais acessos.

Uma URL confusa pode atrapalhar e muito o ranqueamento do seu site nos resultados de busca do Google. Por isso, a preocupação com a URL deve sempre fazer parte do gerenciamento da sua página.

O que é uma URL?

Imagine que você precise entrar em contato com um amigo em outra cidade.

Antes de enviar uma carta, por exemplo, você precisa saber o endereço para que o carteiro possa levá-la até ele.

Em uma rua cheia de casas não basta informar o nome do seu amigo. É preciso informar o endereço completo, como nome da rua, número da casa, CEP, cidade e estado, por exemplo.

Uma URL nada mais é do que o endereço que você precisa informar para que o “carteiro”, ou buscador, possa acessar um determinado site para você. Portanto, a URL é o endereço virtual de um site na internet.

URL significa Uniform Resource Locator ( Localizador Padrão de Recurso). Assim como o endereço para mandar uma carta, toda URL tem elementos obrigatórios para poder levar até um site.

Imagine o link https://www.seusite.com.br/categoria/url-amigavel/. Em amplo aspecto, ele contém: o protocolo (https://), o subdomínio (www), o domínio (seusite.com.br) e um caminho (/categoria/url-amigavel/).

Os mecanismos de busca utilizam essas informações para exibir os resultados. Ter uma URL amigável faz os buscadores exibirem sua página com maior evidencia do que uma página com uma URL configurada incorretamente.

O que é uma URL amigável?

URLs amigáveis são aquelas que permitem uma boa indexação pelos motores de busca, ou seja, promovem um bom PageRank. Isso significa que sua página vai aparecer facilmente quando alguém pesquisa sobre seu negócio.

Quase sempre curtas, as URLs amigáveis são simples e de fácil compreensão para os usuários. Têm palavras-chave que tem relação direta com o conteúdo abordado e dão uma imagem mais profissional e de segurança para a página.

Uma URL amigável deve ser encarada como um instrumento que ajuda na tarefa de deixar seu site mais simpático aos olhos de um buscador, como Google, Bing ou Yahoo, por exemplo.

Por que usar URL amigáveis?

Uma URL amigável pode ajudar significativamente seu usuário a encontrá-lo nos buscadores. Isso ocorre porque a configuração de URLs está entre as principais estratégias que influenciam diretamente no SEO do seu site.

O SEO (Search Engine Optimization) se caracteriza como uma série de estratégias que buscam otimizar seu site e seus conteúdos com o objetivo de melhorar a experiência do seu usuário.

Ao configurar um caminho personalizado as chances de seu site aparecer como um dos principais resultados da busca aumentam. No entanto, para isso ocorrer, é preciso seguir alguns critérios na hora de configurar esse endereço.

Como criar uma URL amigável?

Uma URL amigável sempre deve trazer elementos que garantam que seu site seja mostrado na primeira página dos resultados de busca uma vez que a maioria do tráfego de pesquisa dificilmente chega até a página dois.

Para configurar uma URL amigável e garantir um bom posicionamento no buscador, é preciso seguir algumas dicas, como investir em palavras-chave e padronizar as URLs do seu site.

1. Palavras-chave

Seu site e as páginas que o compõem possuem assuntos principais e esses temas devem ser convertidos em palavras-chave. Essas tags precisam estar na URL, pois são elas que vão fazer a diferença para um bom ranqueamento.

Invista em poucas palavras-chave na URL, sempre destacando o conteúdo que está sendo abordado. Lembre-se, a URL precisa estar clara não só para o buscador, mas também para o usuário.

Utilize sempre letras minúsculas e traços (-) para separar as palavras e nunca espaços. Também não se deve utilizar acentos, pois isso pode gerar algumas incompatibilidades com os motores de busca.

2. Padronize as URLs

Crie um determinado padrão na hora de criar suas URLs. Siga a dica anterior para alterar a URL de cada página de seu site, do “sobre” ao “contato”. Lembre-se que é preciso passar uma imagem profissional para seu site.

Configure as URLs de maneira sólida a fim de evitar modificações futuras, pois isso pode gerar um problema de usabilidade e afetar a experiência do seu usuário.

Uso de Canonical tag

A utilização URLs amigáveis não são a única forma de configurar seu site a fim de que ele possa aparecer pelo mecanismo de busca. Em muitos casos também é preciso configurar uma canonical tag para ser reconhecido na web.

Imagine uma situação em que seu site possui duas páginas com o mesmo conteúdo, mas com endereços diferentes. Pode parecer absurdo, mas existem muitos casos onde isso acaba acontecendo.

Num e-commerce, por exemplo, isso é muito comum. Uma página que vende sapatos possui um endereço X, mas essa página permite ordenar os produtos por preço. Assim, temos uma página com os mesmos sapatos, mas com URLs diferentes.

Nesse caso, é preciso informar ao motor de busca qual página deve ser mostrada preferencialmente quando alguém buscar por ela na internet. Essa é a principal função de uma canonical tag.

O uso da canonical tag é fundamental para um bom ranqueamento no Google. Isso porque se uma empresa não faz uso dessa tag para diferenciar duas páginas com o mesmo conteúdo em endereços diferentes, o buscador tende a penalizá-la.

Nesse sentido, o uso da canonical tag impede que uma página duplicada seja indexada pelo motor de busca, mas ainda permite que o usuário a acesse. Isso é fundamental para um bom SEO e para uma boa experiência do seu público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *