Criando uma estratégia SEO com o Marketing de Conteúdo

Criando uma estratégia SEO com o Marketing de Conteúdo

Uma estratégia SEO bem elaborada é muito importante para uma marca, ainda mais se levarmos em consideração que a internet se tornou um lugar extremamente competitivo.

Todos os dias uma gama de conteúdos é publicado por diversos sites e blogs visando atrair a atenção das diversas pessoas que transitam no mundo digital. Entretanto, escrever um bom texto dentro das regras gramaticais não é mais um diferencial.

Para que o material agregue valor, é necessário que contenha aplicação de estratégia SEO, presente no conceito de marketing de conteúdo.

Estratégia SEO: por que é importante aplicá-la?

A estratégia SEO tem grande importância por se tratar da aplicação de um conjunto de técnicas que objetivam colocar uma ou mais páginas no topo dos resultados dos motores de pesquisa. Dessa forma, é necessário trabalhar o SEO das marcas que almejam obter mais tráfego no site.

Além disso, ocupar os primeiro lugares no buscador também garante maior credibilidade para a empresa.

Como funciona o motor do Google?

Interface do Google em Agosto de 2021

Basicamente, o Google mostra dois tipos de resultado sempre que uma pesquisa é realizada em sua plataforma: os anúncios pagos e os resultados orgânicos.

Porém, dependendo da pesquisa, o Google também pode mostrar outros tipos de pesquisa, como localizações em um mapa, produtos, imagens, vídeos entre outros.

Com base nisso, as marcas têm duas opções para alcançar o topo: investir em anúncios do Google Ads ou em marketing de conteúdo, utilizando estratégia SEO.

Os robôs internos do Google trabalham intensamente para que um site obtenha destaque. Eles se baseiam em diversos requisitos, rastreiam sites e decidem quais apresentam o conteúdo mais relevante para os usuários. Esses requisitos servem de parâmetro para a aplicação de estratégia SEO.

Qual é a principal estratégia SEO?

A principal estratégia SEO está em um grupo de aplicações que devem ser realizadas. Vamos conhecê-las?

Uso da palavra-chave

É necessário escolher a palavra-chave correta para que o texto obtenha o destaque esperado. Trata-se do termo que será pesquisado pela pessoa. Exemplo: se alguém deseja comprar o novo celular a Apple, poderá pesquisar pelo termo “Iphone 12”.

Portanto, “Iphone12” será a palavra-chave. Existem algumas ferramentas capazes de sugerir os termos mais pesquisados. Algumas são gratuitas, outras são pagas.

Heading tags

Uma ótima estratégia SEO é a utilização de heading tags, que podem ser descritas como estruturas que permitem organizar o conteúdo de acordo com o grau de importância.

As heading tags são usadas em título e subtítulos e vão do H1 ao H6.

Palavras-chave nas imagens

O Google até tem a capacidade de ler uma imagem, porém a utilização da palavra-chave na imagem no atributo alt (texto alternativo) é uma boa estratégia SEO. Na verdade, é um uso obrigatório para um bom SEO.

Títulos com palavra-chave

Os títulos devem conter a palavra-chave. Elas devem se localizar mais para a parte esquerda.

Uma ótima estratégia de título SEO encontra-se no uso da palavra-chave, seguida por dois pontos. Veja o exemplo na frase a seguir.

“iPhone 12: conheça o novo celular da Apple.”

Essa estratégia é muito boa e muito utilizada, porém vem caindo com o avanço dos motores de buscas, que já reconhecem as relações entre as palavras-chave. Por tanto, não se torna uma obrigação repetir varias vezes a palavra-chave.

Link building

Aqui está o ouro do SEO, para muitos link building é uma arte. Desde que o Google ainda era chamado de BackRub, o primeiro sistema do Google, o PageRank, já buscava a relação entre os sites.

Ao “linkar” com outros sites, você abri portas para como e com quem seu site se relaciona.

O Google valoriza indicações e citações. Você ficará mais bem posicionado se for indicado por outros sites. Faça parceiras de divulgação.

Links internos

Os links internos aparecem com uma ótima estratégia SEO. Por meio deles você poderá colocar em sua postagem um link que aponta para outra página dentro site.

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