Uma boa estratégia SEO

Como criar uma boa estratégia de SEO para um site, blog ou loja virtual?

Uma boa estratégia SEO deve ser elaborada desde o início do seu projeto, ou remodelada a cada período-chave da empresa (trimestre, semestre, ano, ou sempre que necessário). Neste texto, vamos abordar aspectos importantes sobre como montar uma boa estratégia SEO para o seu negócio. Confira conosco!

O que é uma estratégia de SEO?

O Search Engine Optimization (SEO) envolve uma série de técnicas cuja finalidade é otimizar o conteúdo dos seus sites. Contudo, para aparecerem nos primeiros resultados orgânicos (não pagos) das ferramentas de busca, como Google, Yahoo, Bing e outras.

Desta forma, a estratégia é definida de acordo com o modelo de negócio da empresa, ou seja, o tipo de produtos e serviços que ela oferece ao consumidor. Além disso, a estratégia vai para além da moldagem da estrutura virtual da empresa aos algoritmos que fazem a indexação dos resultados de pesquisa.

Por isso, boa estratégia SEO deve levar em conta vários fatores, como as características do público, o aproveitamento das outras partes do Inbound Marketing (mídia paga e redes sociais), bem como o momento de decisão do cliente.

Quando a estratégia SEO é montada levando todas estas variáveis em conta, diminuem-se os riscos de a empresa ter de realizar grandes mudanças em seu planejamento ao longo do projeto, reduzindo custos e aprimorando os resultados das campanhas.

Como criar uma estratégia de SEO?

Um dos primeiros passos para criar uma boa estratégia de SEO é definir a sua persona e o momento de compra que ela encontra. A sua empresa deve basear a estrutura de conteúdo de acordo com as expectativas da persona. Deve responder à pergunta:

“Que tipo de conteúdo procura a minha persona, em seu atual momento de decisão, para solucionar suas dores?”

Mais do que criar um conteúdo bonito ou bem feito, é o momento de dar ao cliente as respostas para as perguntas que ele faz por meio das buscas, criando credibilidade para sua marca e gerando interesse do cliente.

Este pensamento ajuda a definir outro ponto crucial da estratégia: As palavras-chave .

Como criar uma boa estratégia de SEO para um site, blog ou loja virtual?

A definição das palavras-chave determina boa parte da estratégia de SEO. Escolher as palavras-chave corretas determina o sucesso do seu planejamento.

Assim sendo, para site, blog e loja virtual, é importante que a empresa ofereça conteúdos baseados em palavras-chave.  Palavras-chave como: curtas, médias e longas (head, middle e long tail). Há uma relação inversamente proporcional neste contexto:

Quanto mais ampla e genérica for a palavra-chave (head), menor será sua taxa de conversão. Por isso, é fundamental que o seu conteúdo também tenha planejamento de palavras-chave mais específicas (long tail).

Supondo que sua empresa atue no ramo de venda de jogos eletrônicos, a estratégia de SEO pode, por exemplo, se basear em três palavras-chave*

  • Head: videogame
  • Middle: jogos de videogame
  • Long tail: jogos de videogame Playstation

*Estratégia pode variar de acordo com persona e com momento na jornada de decisão.

Qual a importância de uma estratégia de SEO?

A estratégia de SEO determina como uma empresa se comportará virtualmente nos resultados de uma pesquisa. Pesquisas mostram que pelo menos 80% dos clientes “dão um Google” antes de comprar de uma empresa. Por isso, estar em posição privilegiada nos resultados de pesquisa dá um gás para a sua empresa vender mais.

Além disso, não é preciso apenas estar nos primeiros resultados do Google. Ou seja, é preciso convencer o cliente a clicar no seu link e fechar negócio. Por isso, antes de “colocar a mão na massa” e otimizar os links de seu site, blog ou loja, é muito importante definir toda a estratégia de SEO de sua empresa, integrada aos demais esforços de marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *