Como fazer o SEO para um Blog?

Como fazer o SEO para um Blog?

SEO (Otimização de ferramentas de buscas), essa é a chave para os profissionais de marketing que buscam ampliar os acessos em uma determinada página na web. SEO para blog é estratégia de maior benefício.

Pode parecer complicado, confuso, ou até mesmo trabalhosos, mas não é! Neste artigo, entregaremos uma check-list com 5 itens sobre como fazer SEO para um Blog. Confira!

1. Long-tail keywords

As palavras-chave são definidas em duas categorias: Long tail, ou cauda longa; e short tail, ou cauda curta.

Short Tail são as mais genéricas e que todo mundo está usando para atrair seguidores. Elas promovem um tráfego maior, mas com menor potencial de conversão.

Já as palavras-chave de cauda longa são específicas. Menos pessoas estão procurando, entretanto, são as mais qualificadas. São as que definem exatamente o que você quer dizer.

Usando uma ou duas dessa segunda categoria, você aumenta singelamente o tráfego, ainda assim, o custo por clique cai drasticamente. Se alguém procurou por algo muito específico, acredite, ela já sabe o que quer, e é você quem irá oferecer.

2. Inclua palavras-chave em pontos específicos

Não basta ter uma keyword(palavra-chave) forte, você precisa saber usá-la. No entanto, quando se acrescenta uma após a outra, sem ordem e sem controle, as ferramentas de busca podem considerar o seu conteúdo muito genérico ou até irrelevante. Nessa ordem, elas devem aparecer:

  • URL do post;
  • Meta descrição;
  • Títulos;
  • Image tags;
  • Entre o conteúdo.

Uma regra que você pode se basear é a do 3, 2, 1, 1, 2 e 3.

Se a sua keyword possui 3 palavras, ela deve aparecer em 1% do conteúdo; 2 palavras, 2%; 1 palavra, 3%.

3. SEO de blog deve ser otimizado para dispositivos móveis

Antes era impossível acessar uma página da web pelo celular. Afinal, era apenas uma tela de computador espremida no seu bolso. Contudo, hoje, é essencial otimizar o SEO de blog para dispositivos móveis!

As pessoas acessam muito mais pelo celular, então é necessário dar um conforto visual a elas. Invista no layout e na estrutura do conteúdo. As linhas devem se encaixar em uma tela menor.

Quando o seu blog está otimizado, certamente, a ferramenta de busca reconhece o seu esforço.

As pessoas leem de maneira mais cômoda. Assim seu tráfego aumenta. A fidelidade é mais certeira.

4. Otimize a meta descrição

Meta descrição é o resumo do seu conteúdo. No entanto, quando alguém pesquisar uma palavra-chave e aparecer o seu blog, é um campo com 170 caracteres + título que irá convencê-la a clicar.

Ali estão detalhes importantes. Então se for muito grande, o buscador caracteriza como excesso de informação, todavia, se for curta, como irrelevante. Ou seja, sempre tente se aproximar o máximo possível desse valor.

Lembre-se do ponto 2. Aqui deve haver palavras-chave! O Google precisa saber que você também se importa com ele.

5. Otimize as suas imagens

Muitas pessoas torcem o nariz quando ouvem “imagens profissionais para blog”. Não é apenas uma foto bonita, mas todo conjunto. Você precisa dar um nome para a sua imagem. É essencial inserir uma GeoTag para fixar o seu negócio em um endereço. É indispensável preencher uma alt tag para substituir o vazio, caso a foto não carregue. Por fim, defina o autor da imagem, assim, ela será só sua.

SEO para um blog é a chave para conquistar acessos orgânicos, não precisando pagar nada a mais por isso. Utilize essa estratégia de maneira consciente! Explore-a e veja os resultados aparecendo.

SEO Básico

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