SEO e Analytics, como monitorar e otimizar seu site para o Google?

SEO e Analytics, como monitorar e otimizar seu site para o Google?

SEO e Analytics, como monitorar e otimizar seu site para o Google? O principal objetivo de qualquer empresa ou marca no mercado é gerar competitividade. Contudo, para que isso seja totalmente possível, é necessário dispor de ferramentas e técnicas cada vez mais eficientes, a fim de conquistar ainda mais o público.

Uma dessas estratégias, no entanto, é garantir uma presença digital, a fim de conquistar diversos públicos na internet. Mesmo que o mercado digital já tenha a sua parcela de concorrência, existem estratégias eficientes para fazer com que as marcas se destaquem entre a concorrência: estamos falando do SEO em conjunto do Analytics.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre essas duas ferramentas.

Otimizando seu site: o incrível papel do SEO

Em resumo, o SEO nada mais é do que um conjunto de estratégias para a otimização de sites. Em outras palavras, seu principal objetivo é fazer a sua marca ficar bem posicionada entre os motores de busca. SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em tradução livre para o português significa Otimização para mecanismos de busca.

O uso de palavras-chaves — uma das estratégias do SEO — fará o seu site ter um melhor ranqueamento, pois se tratam de termos pesquisados com bastante frequência pelos usuários em buscadores, como o Google, por exemplo. Além disso, outras técnicas como SEO Off page e SEO On Page também são aplicadas.

Google Analytics: uma das ferramentas mais eficientes para o SEO

Caso você ainda não saiba, o Google Analytics nada mais é do que ferramenta de dados, oferecendo diversas possibilidades para avaliar o desempenho das estratégias digitais aplicadas. Desse modo, no SEO, o Google Analytics oferece ajuda de diversas formas, como por exemplo:

– Monitora a quantidade de clientes que trafegam no seu site ou blog;

– Mostra quais são as páginas do seu site ou blog que são mais visitadas;

– Identifica quais são os canais que mais geram tráfego para a sua marca (seja no e-mail marketing, no orgânico, nas redes sociais, e etc.);

– Busca entender o engajamento (duração de uma visita no seu site, taxa de rejeição, etc.);

– Entre outros relacionados.

Todos esses indicadores são coletados pelo Google Analytics, para que você consiga elaborar estratégias de conversão ainda mais interessantes para seus clientes.

Por exemplo, já que ferramenta mostra quais páginas do seu blog oferecem mais tráfego para a sua marca, com o SEO você poderá elaborar mais conteúdos relacionados ao tema, dispondo de palavras-chave mais abrangentes e que correspondem a termos que são comumente buscados no Google pelas pessoas.

Conclusão

Conforme vimos, o SEO em conjunto com o Google Analytics oferece resultados ainda mais expressivos para os negócios e marcas digitais, especialmente aquelas que desejam uma maior competitividade no mercado!

Portanto, invista no SEO para ranquear o seu site entre as primeiras posições do Google e tenha o auxílio do Google Analytics para verificar o rendimento do seu site na internet, e sempre coletando informações importantes para aprimorar suas estratégias de retenção e conversão.