Uma das maiores preocupações de quem tem blog ou site é se os seus textos estão bem ranqueados no Google. Como saber se seu ranqueamento no Google caiu?
Estar bem ranqueado significa que quando alguém procurar por uma determinada palavra-chave, seu texto aparecerá na primeira página e, até mesmo nas primeiras colocações.
Mas existe alguma forma de monitorar isso? E quando cai, é possível reverter?
Confira!
Monitorar o ranqueamento
Para isso, existem duas formas de monitorar o posicionamento do seu texto no Google.
A primeira é a forma mais arcaica: você posta o texto e verifica manualmente todos os dias. A segunda é por meio de ferramentas que fazem isso por você.
Assim, existem várias e o que muda são as variedades de funcionalidades e o preço, algumas são gratuitas e outras não.
Por exemplo: Rank Checker, SEO Serp, Free Monitor for Google, Semrush, etc.
Você escolhe qual atende mais as suas necessidades e se encaixa no orçamento.
Como melhorar o ranqueamento seu SEO?
Por fim, o primeiro passo foi dado. Você está monitorando o posicionamento do seu texto e, em um determinado dia, percebe que ele caiu.
O que fazer agora?
Primeiro, vamos te dizer o que não fazer.
O que NÃO fazer no SEO
Uma técnica muito usada pelas pessoas é a Black Hat SEO, que nada mais é do que uma série de estratégias para otimizar a posição do seu texto “enganando” o Google.
Assim, seu texto com certeza subirá de posição, mas de forma antiética. Algumas atitudes comuns são repetição massiva e sem contexto da palavra-chave e spam em comentários.
Contudo, ao perceber isso, o Google penaliza o seu texto! Entre as atitudes tomadas estão:
• Diminuição da relevância do site;
• Queda de posição no ranqueamento;
• Diminuição do tráfego orgânico;
• Restrição no posicionamento de novas publicações.
Ou seja, tentar enganar o Google nunca é uma boa opção.
Além disso, praticando Black Hat SEO você também engana seus leitores que vão chegar até seu texto acreditando ser um material rico, mas vão se decepcionar com o conteúdo.
Caso seu post seja a primeira etapa de um funil de vendas, dificilmente esse leitor vai se converter em cliente.
O que fazer no SEO
Se o seu ranqueamento no Google caiu , algumas estratégias éticas e eficazes podem te ajudar a recuperar posições.
São elas:
Variação de palavra-chave
Como falamos, repetir incessantemente a palavra-chave é considerado Black Hat SEO, mas criar variações dela não.
Nesse caso, é o mais aconselhado. O seu texto será achado tanto pelo termo escolhido, quanto pelos termos relacionados.
Assim sendo, utilize sinônimos que os leitores possam associar ao seu texto.
Meta descrição
Às vezes, somente o título do seu texto não é interessante o suficiente para fazer o leitor decidir visitá-lo, então, sempre escreva uma meta descrição.
Ou seja, um resumo do que se trata o seu texto, também contendo a palavra-chave.
Além de aumentar o termo de pesquisa, você adianta ao leitor o tema e o deixa mais interessado no seu conteúdo.
Atualizar o texto
É comum que novas informações apareçam sobre os assuntos.
Manter seu texto atualizado é uma forma de estar sempre em compromisso com a verdade, de aumentar a quantidade de palavras do texto e, consequentemente, de palavras-chave.
Agora, é só escrever textos com conteúdos ricos e aplicar estas dicas para ver seus textos sempre em bons posicionamentos no Google.
Para mais detalhes e informações de Marketing de Conteúdo, entre em contato com a gente.