Por que você precisa de uma Consultoria SEO?

Por que você precisa de uma Consultoria SEO? Benefícios de uma consultoria SEO. O que é SEO? Como aparecer no Google? Melhor Estratégia SEO para você.

Por que você precisa de uma Consultoria SEO? Investir em anúncios pagos para aparecer no Google é importante para quem quer ter o seu espaço na internet. Mas esta não é e nem deve ser a única estratégia utilizada para sites de busca. Criar e manter resultados de busca de forma orgânica é uma tarefa fundamental, mas nem sempre tão simples. Neste sentido, uma Consultoria SEO pode ser uma boa estratégia.

O que é SEO?

SEO ou Search Engine Optimization nada mais é do que um conjunto de técnicas que busca a otimização para motores de busca, como o Google e o Bing.

Portanto, o objetivo é fazer com que o seu negócio apareça para os usuários logo na primeira página de busca, de forma orgânica. Ou seja, sem a necessidade de ferramentas pagas.

Muitas vezes, empresários apostam em anúncios que necessitam de aportes financeiros constantes, e se esquecem de que parte do tráfego dos sites brasileiros vem justamente da busca orgânica.

Por essa razão, estar bem colocado no ranking de palavras-chave do Google gera não apenas visibilidade para uma marca, mas também autoridade.

Com isso em mente, uma Consultoria SEO irá auxiliar a empresa a ganhar espaço na internet, sem ter que necessariamente recorrer a anúncios.

Para isso, é necessário o uso de algumas técnicas e estratégias. É o que veremos mais à frente.

Benefícios de uma consultoria SEO

Agora que você sabe o que é SEO, fica fácil entender o que uma consultoria na área pode fazer pelo seu negócio. Mas aumentar a visibilidade nos sites de busca não é o único benefício oferecido.

As técnicas utilizadas também podem trazer diversas outras vantagens a um negócio no ambiente virtual. Pensando nisso, separamos uma lista de benefícios de uma Consultoria SEO. Confira abaixo:

  • Aumenta de forma contínua o posicionamento de sites na busca orgânica dos principais buscadores, como o Google e o Bing;
  • Diminui a necessidade de investimento em anúncios pagos;
  • Evita punições pelo Google pelo mau uso de SEO;
  • Melhora a experiência do usuário enquanto navega no site;
  • Foca em conteúdo, priorizando sempre o usuário e a experiência dele;
  • Melhora o carregamento de páginas e reduz o consumo de internet dos usuários;
  • Diminui a taxa de abandono do site ao possibilitar a construção de links internos com conteúdos de fato relevantes.

Como é feita a consultoria SEO

Consultoria SEO tem como principal objetivo identificar problemas na otimização de sites e erros em conversões de venda que possam estar prejudicando a sua empresa na internet.

Para isso, são realizados alguns processos importantes que envolvem o diagnóstico, o planejamento e a análise de dados e de palavras-chave.

Um dos primeiros passos é apurar e realizar um estudo do público-alvo. Afinal, é impossível trabalhar em qualquer área do Marketing Digital sem conhecer a fundo os seus potenciais clientes.

Entre outros aspectos, o fator é determinante para a escolha da linguagem utilizada e das estratégias que serão colocadas em prática.

Após definido o público-alvo, a Consultoria SEO precisa realizar uma pesquisa de palavras-chave. Isso significa que é necessário descobrir quais são os termos que atraem potenciais clientes.

Com essas palavras-chave, a equipe será capaz de identificar problemas e descobrir eventuais falhas no trabalho de SEO. O que ocorre por meio de análises técnicas.

Dessa forma, o próximo passo é criar um conteúdo de qualidade e com apelo ao público-alvo, tendo como base a otimização SEO.

Por fim, os dados colhidos devem ser acompanhados de forma contínua pela consultoria. O objetivo é verificar se as estratégias usadas realmente surtiram efeito ou se serão necessárias mudanças.

Como aparecer no Google?

Para aparecer no Google por meio da estratégia de SEO, uma consultoria conta duas abordagens: o SEO on-page e o SEO off-page.

O primeiro trata de todas as estratégias relacionadas à própria página da empresa e ao conteúdo do site. Isso porque as páginas do negócio precisam seguir uma lógica. Esta mesma lógica é definida pelo algoritmo dos sites de busca.

O algoritmo é quem determina a ordem dos sites nas páginas dos buscadores. Por isso, é muito importante estar atento a estas estratégias. Para entender melhor, vamos destacar as principais delas. Confira abaixo:

1- Títulos e subtítulos:

Os títulos das páginas precisam ser claros e conter as palavras-chave, assim como os subtítulos. Neste ponto, é importante obedecer a hierarquia prevista no código HTML em que o título é formatado como header 1, os principais subtítulos como header 2, e assim por diante.

2- Meta descrição:

Nada mais é do que o resumo do conteúdo da página. Apesar de não aparecer no site, a meta descrição aparece nos buscadores de busca e tem como função atrair a atenção do potencial cliente.

3- Imagens:

As imagens também merecem atenção no SEO on-page. Elas precisam ter uma definição clara e contar com um texto alternativo.

4- URLs amigáveis:

A URL criada para cada página deve ser amigável. Isso significa que ela também precisa ser objetiva, clara e conter a palavra-chave. A URL não necessariamente precisa conter exatamente o título da página, mas deve estar relacionada a ele.

Estratégia SEO

O SEO off-page, por sua vez, trabalha estratégias externas ao site da empresa. Ou seja, a estratégia é responsável por fazer o direcionamento de links de outros endereços da internet para o seu.

É claro que este tráfego deve ser real, vir de páginas que tenham autoridade na internet e que estejam relacionadas à área de atuação do seu negócio.

O SEO off-page pode ser feito por meio de parcerias entre empresas, redes sociais e até comentários. Mas o ideal é que este processo ocorra de maneira orgânica. Para isso, é necessário criar conteúdo de qualidade e apostar na estratégia de SEO on-page.

Para quem é a Consultoria SEO?

Independente da abordagem, implementar uma estratégia de SEO, como visto neste artigo, demanda esforços e olhar estratégico.

Por essa razão, a Consultoria SEO é indicada para as empresas que esperam crescer de forma orgânica nos sites de busca, focando na experiência do usuário e adquirindo visibilidade na internet.

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