O SEO para sites WordPress deve ser considerado e aplicado cautelosamente por todos aqueles que almejam alcançar um bom posicionamento nos motores de busca.
O WordPress é um software aberto e amigável para prática de SEO. Por isso, é uma excelente opção para empresas e blogueiros que almejam produzir conteúdos digitais.
A facilidade de aplicação de SEO para sites WordPress motiva muitas pessoas a escolherem esse Sistema de Gestão de Conteúdo para a elaboração de projetos.
SEO para sites WordPress: como aplicar?
O SEO para sites WordPress requer a aplicação de várias técnicas que almejam colocar a marca nas primeiras posições dos buscadores de pesquisa. Vamos conhecer algumas?
Utilize uma palavra-chave
Uma ótima técnica de SEO para sites WordPress consiste em escolher uma palavra-chave específica para agregar valor ao conteúdo publicado.
Ela deve ser utilizada no título, subtítulos, URL e meta description.
A palavra-chave deve se repetir várias vezes no texto, mas tome cuidado para que seu uso não pareça artificial.
Elabore conteúdos longos
Os textos mais longos tendem a alcançar melhores posições nos motores de pesquisa do Google.
Geralmente, as publicações com mais de 2.000 palavras recebem mais backlinks sociais e compartilhamentos.
URLs curtas
URLs curtas são opções que ajudam a trabalhar o SEO para sites WordPress. É recomendado que elas apresentem apenas a palavra-chave.
Elas não devem conter diversos diretórios ou categorias. As URLs longas podem se assemelhar com links de spam, acarretando na diminuição da taxa de cliques.
Veja também sobre a importância de ter URLs amigáveis e como ela por ajudar a melhorar seu SEO.
Otimização das tags de cabeçalho
Por meio das tags de cabeçalho os robôs de rastreamento compreendem o assunto que será abordado.
A utilização dessas tags são ótimas estratégias de SEO para sites WordPress, pois permitem que o conteúdo se torne mais limpo e otimizado.
É fundamental que cada publicação possua uma tag H1 e siga a sequência hierárquica das outras tags necessárias para a publicação, que podem ir do H2 ao H6.
Meta description otimizada
A meta description otimizada é outra técnica capaz de fortalecer o SEO para sites WordPress.
Ela não é considerada um fator direto para ranqueamento, mas auxilia o CRT nos mecanismos de busca do navegador.
A meta description é um pequeno texto que se localiza abaixo dos links nos resultados de pesquisa do Google.
Integração com o Google Analytics
A ferramenta Google Analytics auxilia no SEO para sites WordPress.
Ela é gratuita e informa o desempenho da estratégia SEO, pois consegue levantar uma análise detalhada do tráfego do site.
Crie links internos e externos
Uma boa estratégia de SEO para sites WordPress consiste na criação de links nas publicações que apontem para posts mais antigos do próprio site.
Outra opção excelente é criar links que conduzam o leitor a fontes confiáveis que já possuam autoridade em determinado conteúdo que se assemelhe com o tema abordado na publicação.
Otimização da SERP do Google
A SERP é uma espécie de caixa que pode ser observada na parte superior dos resultados após a realização de uma pesquisa no Google.
Ela é considerada a posição zero, capaz de fornecer mais tráfego e cliques ao site.
Gostou do conteúdo? Entre em nosso blog e leia muito mais.
Plugins SEO para sites WordPress
Pelo menos dois plug-ins, você deve considerar em seu projeto de site:
O Yoast SEO é simples o plug-in mais utilizado para SEO no WordPress, está ativos em mais de 5 milhões de sites. Já o Rank Math vem logo em seguida com quase um milhão de ativações. Ambos os dois plu-gins criam estruturas no código html que ajudam os motores de buscas a reconhecer o site.





