Como explicar o fenômeno Juliette do BBB na Internet

Como explicar o fenômeno Juliette do BBB na Internet

Bem, o Big Brother Brasil já acabou, mas nos deixou grandes lições, principalmente para a área de marketing. Como explicar o fenômeno Juliette do BBB na Internet?

Se você caiu aqui pelo Google, provavelmente você já sabe que a Juliette Freire, paraibana, foi a grande campeã do BBB21. Mas o que vamos mostrar nesse artigo são as causas desse fenômeno e as oportunidades que ela trás na área de Marketing.

Mas por que Juliette?

Particularmente, esse autor que vos escreve esse artigo, não assistiu nenhum dia do Big Brother, mas também não irei condenar ninguém que gostou e gosta desse tipo de entretenimento.

Nosso foco será em cima do que a Internet gerou de informação, que lições e oportunidades podemos tirar com todos esses eventos.

E mais uma vez eu pergunto, mas por que Juliette? Juliette, paraibana, 31 anos de idade, tornou-se a nova campeã do Big Brother Brasil, Reality Show exibido na Rede Globo.

Hoje se consultarmos Juliette no Google, tirando algumas notícias, iremos descobrir que o Instagram da ganhadora está em primeiro lugar. Porém isso não era a realidade seis meses atrás. O que mudou?

“A maquiadora conversa com o público e tem uma personalidade forte, mas não deixa de perdoar quem a fere dentro do reality, o que causa comoção e empatia em quem assiste. Isso a difere de Manu e Rafa que, no ano passado, não chegaram a ser favoritas ao prêmio.” Em reportagem de Paola Zanon no site Notícia da Tv da OUL. Isso em matéria publicada no dia 11 de abril de 2021, por tanto, antes da final.

No site Gaúcha ZH, em 24 de maio de 2021, colocou: “Engraçada e sem papas da língua”, Juliette chamou a atenção dos espectadores desde o VT que anunciava sua participação no BBB 21: “Meu sonho era ser uma mulher misteriosa, fina, centrada. Mas nasci tagarela”, disse em seu vídeo de apresentação. O público gostou e acabou escolhendo a sister para ser uma entre os seis que iniciaram suas trajetórias no programa separados do grande grupo, com o bônus da imunidade.

Quanto tão grande foi o sucesso de Juliette?

Como podemos mensurar em dados estatísticos o sucesso da Juliette? Será que isso é possível?

Para isso vamos utiliza o Google Trends que nos ajuda a identificar o volume e alcance de palavras-chave pesquisadas no Google. Conheça outra ferramentas do Google que pode ser uteis no seu dia-a-dia.

Google Trends para Compra Coletiva

Muitas pessoas, que lerem este artigo, iram lembrar do sucesso e moda que se instalou no Brasil no ano de 2010, o fenômeno era as “compras coletivas”. Basicamente era um site que um conjunto de pessoas adquirisse um produto ou serviço mais barato porém em grandes quantidades, o melhor de tudo é que as pessoas nem precisavam se conhecer!

Mas o sucesso desses sites durou pouco, como podemos ver no gráfico. Seu auge foi em julho de 2011, um pouco mais de um ano do início da febre. Muita pessoas alegavam na época que o serviço que era adquirido pela compra coletiva era sempre inferior ao comprado normalmente, então tipo de compra acabou perdendo seu valor. Mas quem viveu na época sabe o “boom” que foi a compra coletiva e como esse serviço era procurado.

Mas o foco desse artigo é o sucesso da Juliette na Internet e não a compra coletiva. Mas queremos comparar o sucesso de 2010 com o sucesso de 2021.

Google Trends Compras Coletivas vs Juliette

Então aquele sucesso todo de 2010 foi um pouco mais de 25% do sucesso que Juliette faz em 2021. Mas existe um ponto que devemos analisar, que é a quantidade de pessoas com acesso a internet. Para isso, vamos destacar dois sites, uma matéria do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) de setembro de 2010 e uma da Agência Brasil de maio de 2020.

O Serpro destacava que o Brasil em 2009 havia 67,9 milhões de pessoas com acesso a Internet e Agência Brasil já nos fala que em 2019 já havia mais 134 milhões de pessoas. Isso dá um crescimento de quase 100% em 10 anos.

Com a Pandemia e com as pessoas mais em casa, esse número só deve ter aumentado. Não só em número de pessoas mas também em tempo gasto na internet.

O que as pessoas buscam sobre Juliette?

Vamos listar o que as pessoas tem buscado no Google sobre a Juliette do BBB na Internet:

  1. juliette bbb
  2. juliette instagram
  3. juliette do bbb
  4. juliette bbb21
  5. bbb21
  6. seguidores juliette
  7. juliette freire
  8. juliette fiuk
  9. fiuk
  10. sarah
  11. juliete
  12. bbb 21
  13. twitter juliette
  14. rodolfo
  15. juliette bbb 21
  16. juliette idade
  17. instagram juliette bbb
  18. juliette bbb 2021
  19. bbb 2021
  20. fiuk e juliette
  21. rodolfo e juliette
  22. sarah bbb
  23. juliette e rodolfo
  24. idade juliette bbb

Vale aqui ressaltar que não necessariamente a pesquisa precisa ter a palavra-chave “Juliette”, mas que de certa forma acabaram indo para conteúdos que falavam sobre a Juliette. Assim, deduzimos que as pessoas buscaram sobre o que aconteceu na casa do Big Brother Brasil, as principais pessoas que interagiram com a Juliette, as redes sociais dela e sua idade.

Isso mostra como ela se tornou influente nas mídias sociais, podendo influencia no fator de compra de muitas pessoas. Acessórios, maquiagem, roupas tudo isso chamou atenção.

Mas a pergunta mais importante é “Será que esse sucesso dura?”.

Qual é o futuro da Juliette do BBB na Internet?

Se analisarmos estatisticamente as pesquisas na Internet.

Tendências no Google Trends de Juliette.

Com esse gráfico, percebemos que houve um pico em maio, logo após o fim do reality show. Mas atualmente esse pico caiu para 38% (destacado no gráfico). Isso é perfeitamente normal, pois é difícil de se manter no topo por muito tempo.  Mas para termos um perspectiva maior devemos compara Juliette com outra celebridade. Para isso escolhemos a Grazi Massafera, por ser uma ex-BBB e por ela conseguir projetar uma carreira pos-reality.

Gráfico Google Trends de Juliette vs Grazi

Para nossa supressa, Grazi tem um pico maior que Juliette, mesmo numa época onde não havia tantas pessoas na Internet como hoje em dia. Mesmo o BBB5 não teve tanta repercussão na época, o que mostraremos no próximo gráfico. Então aconteceu?

Mas verificamos esse pico é em agosto de 2005. E o que faz “explodir” as buscas por Grazi, foi o fato que ela posou para uma revista masculina na época. Isso fez com que ela ficasse popular até fora do mundo exclusivo dos fãs de reality shows. E foi o impulso necessário para a carreira de atriz.

Mas isso de forma alguma, desmerece a sua trajetória até porque ela ainda está em evidência. A pergunta é… Será que Juliette com sua assessoria vai conseguir “explodir” a carreira para alcançar e alavancar sua carreira para os próximos 10 ou 15 anos?

Sabemos que para muitos fãs isso é certo, isso só os números deveram mostrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *