Como ter uma boa estrutura de SEO no site?

Um homem e mulher olhando uma tela de um notobook, falando sobre uma boa estrutura de SEO para o site.

Publicar um site tornou-se estratégia fundamental para qualquer empresa em busca de divulgar seus produtos e serviços. Dispor de página própria, no entanto, é apenas o início do processo. É importante ser encontrado nos mecanismos de busca e, preferencialmente, de forma orgânica. Por isso, é importante saber como ter uma boa estrutura de SEO no site.

Ou seja, o desafio está em adaptar a página para que ela fique bem colocada nos mecanismos de busca. Na SERP (Search Engine Results Page) do Google encontramos duas categorias de links: patrocinados e orgânicos. O segundo grupo, além de não custar nada, é o que apresenta melhores resultados.

De acordo com o Hubspot, 34,36% dos usuários que fazem pesquisas no Google clicam no primeiro resultado orgânico. No entanto, o restante dos cliques se divide em sua grande maioria entre os links seguintes. A busca paga fica com a menor porcentagem de acessos. Portanto, se você quer mais visitantes na sua página é necessário trabalhar bem o SEO.

O que é SEO?

Antes de saber como ter uma boa estrutura de SEO no site, precisamos dominar o significado do conceito. O acrônimo para Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca, descreve uma série de técnicas para aprimorar o desempenho de sites. Em grande medida, trata-se de regras que ajustam páginas e blogs aos parâmetros de ranqueamento dos buscadores.

Sendo assim, quanto melhor o SEO de um endereço, mais chances ele tem de conquistar a primeira página do Google. Em alguns casos específicos, pode ser necessário prestar atenção a outros fatores para ficar entre os primeiros resultados. Geralmente, é o que ocorre em nichos mais concorridos.

É importante saber também que o SEO pode ser aplicado de duas formas: On Page e Off Page. O primeiro abarca as ações que preparam o site para os web crawlers – os robôs do Google. São eles que avaliam a qualidade da sua página. O Off page descreve o que é externo, como estratégias de link building e tráfego impulsionado por mídias sociais.

Por que conhecer a estrutura de uma URL é importante?

Dentre os fatores de ranqueamento que fazem parte do SEO, a estrutura de URL merece especial atenção. Em primeiro lugar, elas precisam ser amigáveis para os usuários. Significa dizer que um endereço como “minhapagina.com.br/post?ID=j42Kb7S892&1hx/” repele os visitantes. Como os robôs dos buscadores avaliam a página em função da relevância para os usuários, eles são afastados também.

A conclusão é simples: tudo que repele o público é considerado como um ponto negativo. Portanto, é importante que o link seja algo inteligível como “minhapagina.com.br/blog/urls-com-bom-seo”. Outro fator para considerarmos é que o endereço não pode ser longo. Caso contrário, a URL ficará picotada no resultado da busca. Este detalhe aparentemente banal já é capaz de prejudicar o seu posicionamento.

Lembrando que esta parte do endereço que vem após o domínio é chamada de Permalink. Ele influencia na indexação do seu site no Google. Sem este detalhe, os clientes terão dificuldade de encontrar a sua empresa nas buscas. Para saber como ter uma boa estrutura de SEO no site, devemos lembrar também do papel desempenhado pelas keywords.

Palavras-chave e personas

É por meio das palavras-chave que o público-alvo encontra a sua empresa nos resultados do Google. Por esse motivo, o SEO tem um grande foco nelas. Se você quer otimizar as suas páginas tanto interna, quanto externamente, é indispensável um bom trabalho com as keywords.

O que não podemos esquecer é que elas devem refletir não apenas empresa e área de atuação. É preciso também que cada palavra se relacione à persona do seu negócio. Esta é uma das respostas à questão de como ter uma boa estrutura de SEO no site.

Quanto melhor a relação entre as palavras-chave utilizadas e a dor do cliente, mais tráfego para a sua empresa. Os termos estarão presentes no seu conteúdo, na URL e também nos títulos das páginas. Além disso, muitas empresas incluem uma keyword estratégica no seu domínio, por exemplo, meusitemarketingdigital.com.br.

Descubra como ter uma boa estrutura de SEO no site

Dicas para as suas URLs

Comece trabalhando o SEO do seu site pela estrutura de URL. Em primeiro lugar, tenha apenas um domínio e subdomínio. Isto ajuda a centralizar o tráfego que vai para as suas páginas. O excesso de subdomínios causa dispersão, o que prejudica o ranqueamento do site.

Além disto, é importante que a URL seja de fácil interpretação, como já vimos anteriormente. Outra prática relevante é sempre adicionar palavras-chave nas suas URLs. Elas permitem que o conteúdo seja reconhecido de pronto, facilitam hiperlinks e estimulam os visitantes a acessar os site.

A esta altura já sabemos que uma URL deve ser mantida curta. O que podemos acrescentar a isso é que na hora de construí-las você pode dispensar verbos de ligação, artigos e outros elementos similares. Maiúsculas e minúsculas também são pontos de atenção. Cada servidor de hospedagem pode interpretar a diferença de uma forma.

Por isto, a recomendação é adotar apenas minúsculas. Lembre-se também de usar somente letras e hifens/sublinhados para separar as palavras da URL. Espaçamento e outros caracteres podem prejudicar o site. Por fim, uma boa URL tem o mínimo de separação (arquivos) possível.

Explorando as palavras-chave em todo o seu potencial

Uma dica importante de como ter uma boa estrutura de SEO no site é descobrir as palavras-chave mais pesquisadas pelo seu público-alvo. Ferramentas como Keyword Explorer e SEMRush ajudam a identificar os termos verdadeiramente relevantes. O Google também possui ferramenta própria para isto.

Recomenda-se ainda que sejam utilizadas palavras de cauda longa (Long Tail) para otimizar resultados. Neste caso, em lugar de usar apenas uma Keyword, você elabora uma pequena frase. Para encerrar, aqui vai um alerta: não repita as palavras-chave mais de uma vez nas URLs. Cuidado também com o Keyword Stuffing, usar o termo além da densidade recomendada. Ambos contam pontos negativos no ranqueamento.

Pratique a otimização de conteúdos

Nada do que foi descrito anteriormente surtirá efeito se o conteúdo das suas páginas não for qualificado com o SEO. A primeira dica é trabalhar as Title Tags, o título da página que aparecerá no resultado das pesquisas. Ele precisa ser conciso e incluir a palavra-chave trabalhada. Depois, capriche nas Meta Descriptions, o resumo do conteúdo da página a ser visitada.

Em geral, este detalhe não impacta significativamente no ranking dos buscadores. No entanto, ele influencia diretamente na taxa de cliques. Para dominar as técnicas de como ter uma boa estrutura de SEO no site, não esqueça do link building. A prática envolve a inserção de links internos e externos nas suas páginas. No mais, respeite a hierarquia das heading tags ao redigir os conteúdos.

Hospedagem para SEO

Antes de encerrar, vamos salientar a importância de um detalhe estrutural frequentemente ignorado: a hospedagem. Saiba que ela também impacta na qualidade do SEO do seu endereço. A relação ocorre porque o algoritmo do Google considera a velocidade da página um fator importante de ranqueamento.

Se o site vive off-line ou tem um carregamento demorado, os esforços On Page acabarão sendo desperdiçados. A melhor hospedagem para SEO é a dedicada, em que os recursos se destinam exclusivamente para o seu endereço. Quer saber melhor como ter uma boa estrutura de SEO no site? Então, aproveite para entrar em contato. Descubra como um serviço de Consultoria SEO pode levar a sua página para outro nível.

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