Como ranquear melhor seu site no Google?

Barra de pesquisa e logotipo do Google na tela do Iphone. De como ranquear melhor seu site no Google.

Sumário

Você já imaginou caso você consiga ranquear melhor seu site no Google. Para garantir que o conteúdo do seu site fique entre as primeiras posições do buscador mais utilizado no mundo, popularmente conhecido como ranqueamento(ranquear), é necessário que se entenda como funciona o algoritmo do Google. Com isso, melhorar a taxa de cliques para o seu site.

A principal dúvida de todos que utilizam o buscador é como o algoritmo do Google funciona, principalmente para aqueles que desejam subir posições e emplacar mais views, seguidores e vendas.

Já se sabe que a garantia do sucesso de uma empresa nos dias de hoje é ter um bom ranqueamento. Ou seja, aparecer nas três primeiras páginas do buscador.

Mesmo o Google guardando o segredo a sete chaves, diversos profissionais tentam desvendar como ele funciona e como garantir as primeiras posições do ranking.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este post.

Como funciona o algoritmo do Google

Quando a internet surgiu, ela era composta por diversos sites espalhados na rede. No entanto, sem qualquer forma de organização, síntese, tornando difícil e devagar o processo de buscar a informação necessária.

Todavia, diante da popularização da internet, e em consequência do início de um processo de maior busca de informações e formas de entretenimento pelos usuários de um lado. Com tudo, foi necessário a criação de ferramentas para encontrar a informação diante da existência de centenas de páginas “perdidas”.

Barra de pesquisa e logotipo do Google na tela do Iphone. De como ranquear melhor seu site no Google.

Essas ferramentas têm como principal finalidade a facilitação da indexação dos sites da internet. Sendo assim, através de mecanismos de busca com algoritmos especializados o que permite o acesso de qualquer informação ou página, de acordo com o interesse do usuário.

No início, os algoritmos eram baseados em fórmulas simples.

Tal fato levava a muitos casos de burlar as regras para garantir melhores posicionamentos no buscador, o que é conhecido como black hat e, até hoje, é combatido pelo Google.

Assim, para melhorar e garantir uma maior qualidade na experiência do usuário, houve um aprimoramento dos algoritmos.

Para que ele serve?

O objetivo do algoritmo do Google é encontrar, entender e organizar o conteúdo da internet. A fim de que o usuário encontre o melhor resultado para aquilo que ele está buscando.

Cumpre destacar que o melhor resultado não significa necessariamente que ali está a melhor resposta. Mas sim, que aquele site é o que apresenta a informação sem dificuldades e com uma boa navegação.

Quais são os passos para o posicionamento?

A fim de que o algoritmo posicione as páginas na SERP, ele passa por 3 passos:

Rastreamento (Crawling)

No processo de rastreamento, os robôs do Google (Googlebot) realizam automaticamente as buscas por novas URLs, a fim de que elas sejam indexadas ao seu banco de dados.

Com isso, o primeiro objetivo daquele que deseja ter um bom ranquear do seu site deve ser encontrado por estes googlebot. Para tanto, é necessário que seja adotada uma estratégia de SEO.

Saiba que quanto mais limpo, simples e com códigos HTML seu site for, mais fácil ele será encontrado pelo Googlebot.

Aliás, cumpre destacar que ele não consegue ler conteúdos muitos complexos, como o flash, e, portanto, devem ser evitados.

Indexação (Indexing)

Outro processo que acontece automaticamente é o processo de indexação. Que nada mais é do que a organização dos conteúdos segundo os critérios do Google. Ou seja, de como esta informação será útil aos usuários.

Neste passo, os robôs fazem uma análise das páginas como se todo o seu conteúdo fosse em forma de texto.

Por conta disso, outra dica importante para aqueles que querem ter um bom ranqueamento é a utilização de palavras-chaves, a fim de que ocorra a indexação correta pelo Google.

Com isso, quando o usuário for realizar uma pesquisa de acordo com suas palavras, ele será redirecionado para o seu site.

Ranquear no Google

O último passo é o ranqueamento.

Quando o usuário realiza uma pesquisa no Google, o algoritmo realiza uma busca em todo o seu banco de dados e mostra para o usuário todas as páginas que entendem que respondem de forma satisfatória a sua dúvida.

Quanto mais no topo da lista, mais relevante é o conteúdo, de acordo com o algoritmo do Google.

O algoritmo pode levar em conta para determinar um bom ranqueamento a usabilidade, a velocidade do site, taxa de cliques na SERP, tempo de permanência na página, design responsivo.

Ademais, o objetivo da utilização das técnicas de SEO é que o conteúdo chegue nas primeiras posições. Com isso, o usuário consuma o produto ou serviço oferecido.

Principais atualizações do algoritmo do Google

Ao longo de toda a história de existência do Google, já ocorreram inúmeras atualizações e modificações no seu algoritmo.

Entre as principais podemos citar:

– Panda (2011): Foi a primeira grande atualização que impactou a forma em que os usuários são recebidos. Também iniciou o processo de punição de páginas com tentativas de burla ao sistema (conteúdo copiado ou duplicado, fazendas de links etc.)

Penguin (2012): Teve como objetivo principalmente em punir sites que não seguiam suas diretrizes e forneciam conteúdos de baixa qualidade.

– Hummingbird (2013): O objetivo desta atualização foi desenvolver uma melhora na qualidade dos resultados encontrados. Sobretudo, mais do que o intuito de aplicar penalidades.

Pegeon (2014): Foi através dessa atualização que o algoritmo passou a utilizar a localização do usuário.

Como melhorar meu site para ranquear no Google

Uma das formas mais eficazes de melhorar seu site para ranquear no Google é através da utilização de técnicas de SEO.

Entre elas podemos citar:

Palavra-chave e pesquisa de otimização

A primeira forma de aumentar o seu ranqueamento é através da pesquisa de quais palavras-chave são mais adequadas. Certamente, existe no mercado, ferramentas para SEO gratuitas ou pagas para isso.

Atualmente, é importante que estas palavras-chave sejam escolhidas com base na alta taxa de cliques na SERP. Ou seja, não pelo volume de busca, uma vez que o Google tem apresentado respostas prontas ao usuário dificultando o tráfego orgânico.

Otimize o título

Uma vez escolhida a palavra-chave, ela deve aparecer no título do seu conteúdo.

Além disso, a fim de aumentar o posicionamento, é importante que o título tenha entre 50 a 68 caracteres e que seja utilizado o tag title.

Lembre-se o título deve corresponder a algum conteúdo que o usuário buscaria.

Link Building

Outra forma de demonstrar a sua relevância na web e nos sites de busca, é conseguir links para o seu conteúdo

Os links podem ser:

– Internos: Aqueles que direcionam a links de outra página dentro do mesmo site. É importante que essa linkagem seja feita de forma que a leitura permaneça fluida e que tenha relevância com o assunto que está sendo tratado.

– Externo: são aqueles links de outros sites e servem para realizar a troca de informações e conteúdos entre sites do mesmo nicho.

Desenvolva autoridade no assunto

Outro ponto fundamental para ranquear é que você deve demonstrar para o Google que é especialista naquele assunto.

Dessa forma, quanto mais informações de qualidade houver em sua página, mais bem ranqueado você será, pois, o Google entende que suas informações são de qualidade e de confiança e que entregarão aquilo que o usuário procura.

Quer otimizar seu conteúdo para o SEO e a taxa de cliques para seu site? Entre em contato conosco e comece hoje mesmo a melhorar o seu ranqueamento. Saiba mais sobre os motivos de contratar uma consultoria SEO.

PESQUISA
INSCREVA-SE NA NEWSLETTER
Newsletter
POSTAGENS RECENTES