Seja você um novato ou alguém que já possui alguma experiência com anúncios pagos nas redes sociais, a realidade é que, à primeira vista. Quando falamos de gerenciador de anúncio do Facebook, o Facebook Ad Manager pode parecer complicado e até mesmo intimidante.
Afinal, são tantas as informações e tantos os anúncios criados por esta plataforma, que deixar tudo equilibrado pode ser um verdadeiro desafio – tão grande quanto fazer suas campanhas darem certo.
Por esta razão, pensando em ajudá-lo a explorar este gerenciador de forma adequada, aqui está uma maneira simples de organizá-lo e de garantir que todos os seus Ads estejam ordenados com simplicidade e eficácia. Confira agora e aprenda um pouco mais sobre esta ferramenta surpreendente:
1. Entenda o gerenciador
A estrutura de uma campanha publicitária do Facebook se divide em três componentes principais que precisam ser compreendidos com clareza por quem maneja a ferramenta.
Por este motivo, antes de começar a organizar o seu gerenciador, é importante entender quais são estes itens. Conheça-os agora mesmo:
– Campanha: É o conceito geral que contém um ou mais conjuntos de anúncios. Ela é a responsável por definir o objetivo traçado para esta empreitada.
– Conjuntos de anúncios: Aqui é determinado que tipo de segmentação de público-alvo será usado, além de orçamento, programação, localização geográfica, lance e outros fatores necessários para atingir o objetivo definido. Pode haver um ou mais conjuntos de anúncios dentro da campanha.
– Anúncio (Ads): Para cada conjunto de anúncios, você criará um ou mais anúncios decidindo o formato, as imagens e o texto.
2. Separe por tipo de anúncio
Ao criar uma campanha, tal qual visto anteriormente, o indivíduo terá que escolher um objetivo, como reconhecimento da marca, geração de leads, dentre outros modelos.
Diante deste cenário, é fundamental considerar a meta do anúncio e criar códigos para cada uma, facilitando a organização e todo o processo. Aqui estão alguns exemplos:
Anúncio para Visitas no Site = AVS
Anúncio para Turbinar Publicação = ATP
Anúncio para Receber Mensagens = ARM
Anúncio para Promover Página = APP
Anúncio para Promover o Estabelecimento = APE
Anúncio para Geração de Cadastros = AGC
Anúncio para Instalação do Aplicativo = AIA
Anúncio para Vendas do Catálogo = AVC
3. Faça a segmentação do público
É possível criar diferentes conjuntos de anúncios com base em seu público-alvo, entendendo quem são as pessoas que você deseja segmentar e dividindo-as por grupos para testar qual delas tem o melhor desempenho.
Para uma segmentação demográfica, é interessante ser o mais descritivo possível. Como, por exemplo:
Segmentando mulheres de 25 a 45 anos que gostam da Starbucks e moram no Rio de Janeiro = F25-45 * Starbucks * RJ
Segmentando homens com 18 anos ou mais que curtem as páginas de seus concorrentes = MF18 + * Concorrentes
Aqui, inclusive, vai uma dica importante. Não use vírgulas em suas nomenclaturas porque, se for exportar seus dados para o Excel, você poderá ter alguns problemas em seu arquivo.
4. Não se esqueça da descrição da imagem
A última seção do nome do seu anúncio deve conter uma breve descrição da imagem utilizada, o que o ajudará a diferenciá-lo de outros Ads que estão na campanha e deixará tudo mais organizado.
No entanto, aqui vai uma ressalva. É importante observar que, se todos os anúncios forem iguais neste quesito, você não precisará mencionar essa variável descritiva.
5. Considere o nome do cliente
Caso você gerencie anúncios de várias marcas ou empresas em sua conta, o indicado é que, após percorrer todas as etapas acima, você dê um toque final acrescentando o nome do cliente no início da descrição final.
Assim, ao invés da sua organização conter Tipo de anúncio_Segmentação_Imagem, agora ela irá conter Cliente_Tipo de anúncio_Segmentação_Imagem.
6. Veja como ficaria!
Diante de tudo que foi ensinado acima, pense em um cenário em que:
– O cliente seja um Pet Shop;
– O Ads seja Anúncio para Promover o Estabelecimento;
– Segmentando mulheres com mais de 50 anos que morem na Barra da Tijuca;
– A imagem seja de cachorro.
Logo, você poderá nomear da seguinte maneira: PetShop_APE_F50 + * Barra_Cachorro
O mesmo se aplicaria, por exemplo, a um Ads com as características:
– Cliente é Escolinha de Futebol;
– Anúncio para Promover Página;
– Segmentando os fãs masculinos do Flamengo na idade de 25 anos;
– A imagem seria a foto do jogador Gabigol.
Logo, sua nomenclatura para organizar seria: Escolinha_APP_M25 * Flamengo_Gabigol
Gostou da dica?
Se você gostou desta dica para a organização do seu gerenciador e de seus anúncios, conheça já outras práticas que vão potencializar seus anúncios e suas técnicas de SEO.
Com o nosso serviço de consultoria, você tem acesso às melhores técnicas do mercado. Tudo isso por um valor que cabe no seu bolso e tendo acesso às principais expertises do segmento. Entre em contato agora e saiba mais!