Comprar tráfego no Facebook/Instagram sempre foi um assunto polêmico. Existe o grupo das pessoas que acreditam que o ideal é conquistar os seguidores de maneira orgânica e natural, e aquele de pessoas que querem velocidade e não se importam de pagar para divulgar o seu negócio.
Você irá aprender neste artigo os seguintes tópicos no assunto de tráfego:
- O que é comprar tráfego no Facebook/Instagram?
- Como comprar tráfego no Facebook/Instagram?
- Mensure os resultados da compra de tráfego
Mas, nos últimos anos, as modificações feitas pelo Facebook nas suas plataformas têm tornado o alcance orgânico cada vez mais escasso. O percentual de impressão de conteúdo tem reduzido drasticamente. Sendo assim, poucas pessoas têm acesso as publicações de maneira orgânica. Esse mesmo fato também atinge o Instagram as vezes o alcance é de 1% ou mesmos.
Esse cenário exige uma decisão importante: manter o crescimento orgânico e esperar um longo período para ter os resultados, ou comprar tráfego no Facebook/Instagram.
Se você ficou com a segunda opção, vamos falar como fazer isso de maneira eficiente agora.
O que é comprar tráfego no Facebook/Instagram?
Comprar tráfego é utilizar uma estratégia de marketing que envolva o investimento de dinheiro para aumentar o alcance da sua publicação ou oferta.
Podem existir diversos tipos de objetivo como:
• Divulgar a marca;
• Aumentar as visitas em um site;
• Construir uma lista de leads;
• Aumentar o número de seguidores e o engajamento em um perfil;
• Vender produtos etc.
Por meio de anúncios é possível ampliar a visibilidade da sua oferta e assim potencializar os resultados e o alcance do seu objetivo. Você pode saber mais a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico.
Não existe nada de errado em comprar tráfego, ao contrário, essa é uma forma de aumentar a velocidade dos resultados de uma empresa que, de maneira orgânica, demoraria anos para alcançar.
Como comprar tráfego no Facebook/Instagram?
A primeira coisa necessária para a compra de tráfego no Facebook/Instagram é saber quem é o seu público-alvo, ou seja, quem você deseja atrair e divulgar a sua oferta.
Com essa informação é possível identificar qual plataforma é a mais indicada para a veiculação dos anúncios. Se o seu público estiver tanto no Facebook como no Instagram é possível divulgar nas duas também.
Depois é fundamental definir uma oferta alinhada com a dor ou o desejo do seu público-alvo, e que você consiga ajudar a resolver.
É preciso pensar no formato do anúncio também. Dependendo do público e da oferta podem ser utilizado vídeos, imagens ou enviar direto para um link de mensagens no WhatsApp etc.
Os anúncios do Facebook e do Instagram são gerenciados na plataforma de anúncios do Facebook. Nela é possível escolher características e criar combinações de preferências que ajudam a segmentar o público da campanha.
Defina o seu orçamento para a campanha, use um criativo atraente para o seu público-alvo e uma copy que realmente impacte o usuário.
Mensure os resultados da compra de tráfego
Uma das etapas mais importantes da compra de tráfego no Facebook/Instagram é o acompanhamento e mensuração dos resultados obtidos.
É comum que as primeiras tentativas de compra de tráfego não deem muito resultado, pois ainda é a fase de experiência da empresa, que pode não conhecer todos os detalhes do público-alvo e da ferramenta.
Mas com a análise dos resultados é possível otimizar as campanhas, fazendo alterações que ajudem a direcionar melhor os anúncios, mostrando a oferta para as pessoas que realmente se importam com o tema ou solução apresentada.
Quer saber mais sobre como aumentar o tráfego das suas redes sociais e do seu site? Continue aproveitando nossos conteúdos exclusivos aqui no blog.