15 Ferramentas SEO e Tendências para aparecer no Google

15 Ferramentas SEO e Tendências para aparecer no Google

Nos dias de hoje existem muitas ferramentas SEO e estratégias que você pode utilizar como aliadas para melhorar o seu posicionamento no Google. Utilizando-as você alcança um público muito mais variado e qualificado, além de aumentar sua presença on-line e, consequentemente, as vendas e receita.

A seguir, confira uma lista com 16 delas.

Ferramentas SEO

1. Use “long tail keywords”

Cada vez mais os usuários fazem buscar longas no Google. Aproveite-se disso otimizando seu site com palavras-chave de cauda longa para captar os desejos do seu público-alvo em potencial.

Long Tail

Long tail Keywords ou palavras-chave de calda longa são palavras-chave representadas na área vermelha no gráfico ao lado. São palavras-chave mais especificas mas com um menor volume de buscas.

Por exemplo:

A palavra-chave “tênis”, ela estaria no topo da área verde do gráfico. Com um volume muito grande de buscas, porem muito genérica.

Agora “tênis branco feminino Nike 34” tem um volume bem menor, mas ela é mais especifica.

 

2. Use “snippets”

O Google cada vez mais utiliza os snippets para oferecer respostas rápidas aos usuários. Aposte neles para aparecer melhor na ferramenta.

snippets

Na busca sobre “Google Ads”, notamos destacados em vermelho os snippets para a página.

3. Mobile first

As buscas efetuadas por dispositivos mobile são maiores a cada ano que passa. Não deixe de adaptar o seu site à essa tendência crescente.

4. Busca por voz

E o mesmo podemos dizer sobre a busca por voz, que ainda que seja pouco expressiva atualmente, será cada vez maior nos próximos anos.

5. E aposte no cross-channel

Atraindo os clientes não só pelo site mas também por outros métodos, como redes sociais e blogs.

6. Promova seu site/empresa em demais ferramentas do Google

Ferramentas do Google para aumentar sua visibilidade na plataforma, como é o caso do Google Maps ou YouTube, por exemplo.

7. Google Mobile-Friendly Test

Essa ferramenta testa se o seu site está adaptado para os dispositivos móveis. Coloque ele lá e faça a análise. Se ele não passar no teste, não hesite em fazer as alterações o quanto antes: ou o Google irá te sabotar.

8. Google PageSpeed Insights

Seu site deve ser o mais rápido possível para que o Google deixe-o bem posicionamento. Quer saber se ele é ágil o suficiente? Faça o teste nessa ferramenta.

9. Google Meu Negócio

Não se esqueça também de utilizar essa ferramenta para incluir dados e informações básicas sobre o seu negócio, como localização, horário de funcionamento, e-mails e telefones.

10. Google Chrome

Chrome? Como assim? O navegador está cheio de extensões para te ajudar com melhores resultados de SEO. Aposte nelas!

11. Google Trends

Essa você provavelmente já conhece – o Google Trends o deixa por dentro dos assuntos mais populares do dia/semana/mês ou momento.

12. Google Voice

O Google Voice lhe permite acessar um único número para todas as suas linhas de telefone, ou seja, você consegue uni-las por meio da plataforma em um só lugar;

13. Google Alerts

O Google Alerts te permite ficar bem informado sobre o seu segmento e concorrentes, permitindo rastrear palavras-chave relacionadas que podem interferir em seu negócio ou resultados.

14. YouTube

Não tem como falar de SEO sem considerar o potencial do YouTube, que pode ser uma ferramenta fundamental para você criar e distribuir os vídeos do seu negócio.

15. Google Planilhas

E, por último, mas não menos importante, uma ferramenta para você criar calendário de conteúdos, monitorar origem de links para o seu dia e palavras-chave.

E aí? Qual dessas ferramentas você ainda não conhecia e vai começar ainda hoje a implementar em sua estratégia de SEO?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *