Veja os resultados de uma Consultoria SEM(Search Engine Marketing) com o Google Ads
Se os brasileiros passam, em média, 9 horas por dia na internet. Conforme aponta um estudo levantado pela Hootsuite e We Are Social. Assim, imagine a quantidade de anúncios e informações que essas pessoas são capazes de ver? Para isso, muitas empresas recorrem à Consultoria SEM(Search Engine Marketing) com o Google Ads para alcançar resultados específicos. As empresas já se atentaram que é uma necessidade buscar esse cliente no mundo digital. Mas não é só marcar território na web, é preciso que os clientes tenham em mãos o endereço para bater na porta quando quiserem comprar um produto ou adquirir um serviço. Nesse momento, entra a importância do conhecimento em Marketing Digital e suas variadas estratégias. Uma delas é a busca de uma consultoria que ajude a empresa a ganhar destaque em sites de busca. O maior deles é o Google e uma das ferramentas mais utilizadas têm sido o Google Ads. Em meio a tantas mudanças no mercado e novidades constantes nessa área, uma consultoria em SEM (Search Engine Marketing) ou Marketing para Mecanismos de Busca vai pensar em estratégias, diagnosticar problemas e buscar soluções que levem ao crescimento da empresa e a ajude a chegar no topo do Google. Entre as estratégias de Marketing, o Google Ads, atualmente, se destaca no serviço de publicidade da Google e representa 96% do faturamento da empresa.

Google Ads

Antes chamado de Google AdWords, mudou a nomenclatura em 2018 para Google Ads como estratégia para remodelar o nome. Na prática, não teve alteração na sua funcionalidade. Há dois sistemas de publicidade usados pelo Google Ads: um é o Custo por Clique (CPC), em que o anunciante só paga quando um usuário da internet clicar no seu anúncio e o valor do clique varia de acordo com a palavra-chave. O outro sistema é o Custo por Mil Impressões (CPM). Nesse caso, o anunciante acerta um valor preestabelecido que varia conforme o número de vezes que o anúncio é visualizado com mecanismos de pesquisa baseados em palavras-chave. O valor geralmente é calculado por cada mil impressões. O Google Ads permite realizar cinco tipos de anúncios: – Rede de pesquisa; – Rede de display; – Anúncio no YouTube; – Anúncio no Google Maps; – Google Shopping.

Vantagens de uma Consultoria SEM com o Google Ads

O Google Ads permite anunciar em resultados de pesquisa quando um internauta está justamente procurando aquilo que deseja. Ou seja, isso ocorre em razão da ativação de palavras-chave inseridas pelo cliente quando navega. Assim, é possível filtrar e atingir quem realmente interessa para a empresa anunciante. Com a ferramenta, fica mais fácil visualizar o resultado e analisar se o retorno está sendo satisfatório e, assim, ajustar o dinheiro investido conforme a necessidade, uma vez que a verba investida é flexível e pode ser controlada pelo anunciante ou pelo administrador da conta.

Como funciona uma Consultoria SEM com o Google Ads

A consultoria tem uma equipe especializada que vai analisar os negócios da empresa e fornecer uma visão crítica do seu funcionamento. A partir daí, a consultoria define estratégias para ajudar a atingir o público-alvo desejado. Tudo isso leva em conta também a experiência em consultoria e um estudo de comportamento. Em seguida, é o momento de tomar decisões sobre mudanças propostas, que podem ser desde o investimento em uma nova área ou a forma de abordar o conteúdo das páginas e fazer adequações na estrutura física. O próximo passo consiste em monitorar e avaliar os resultados.

Diferença entre SEM e SEO

Muitas pessoas confundem os termos parecidos. Ambos estão relacionados a mecanismos de busca no Marketing Digital. O SEO é uma das principais estratégias usadas pelo SEM, o Marketing de Mecanismos de Busca. O SEO é o uso das ações que otimizam os sites pela capacidade de busca. Já o SEM é um conceito mais global, que reúne várias estratégias e ferramentas para alavancar a empresa nos sites de busca e permitir que seja visualizada pelo cliente em potencial.

Como Contratar Uma Consultoria de Adwords

Para selecionar uma empresa que irá fazer a sua consultoria de Adwords, devemos ter certos critérios. Existem alguns pontos-chave que devem ser observados:

Conhecimento:

Procure saber que tipo de profissional estará envolvido, que curso tem, especializações e certificações. Ou até mesmo se tem fluência em inglês, pois muitos materiais são produzidos somente em inglês.

Vantagens:

Fique atento para que tipos de benefícios a consultorias estará entregando para seu negócio. E se o custo está no seu orçamento.

Comunicação:

É preciso define quantos encontros serão necessários para estabelecer uma boa comunicação. Muitas vezes, esses encontros podem ser quinzenais. No entanto, em casos que se trata de um cliente novo, essas reuniões podem ser semanais ou mais de uma vez na semana. O importante é o cliente se sentir seguro, com a estratégia que ser tonada.

Organização:

Está relacionado a prazos, metas e avaliações. Assim, é necessário estabelecer prazos para execução das tarefas, metas para serem alcançadas. E por fim, avaliar se as metas alcançadas, ou precisa de ajustes, ou uma mudança de estratégia. Cabe a consultoria está atenta e comunicativa com seu cliente.

Táticas:

Como num jogo de xadrez, uma campanha de anúncios do Google Ads existem inúmeras estratégias. O mais importante é a realização de testes para saber quais trazem mais resultados. Isso, é claro, respeitado o orçamento do cliente.

Recomendações:

Sempre é procurar saber a opinião de terceiro. Procurar relatos e depoimentos. Assim você pode já conhecer o estilo de trabalho e como ele é desenvolvido.