Relação entre uma boa hospedagem e um bom SEO para o site?

Homem, em um computador portatil, verificando a relação entre uma boa hospedagem e um bom SEO para o seu site

Qual a relação entre uma boa hospedagem e um bom SEO para o site? Um dos principais objetivos do marketing digital é conseguir posicionar bem o site, blog, posts, páginas ou produtos na busca do Google. Isso garante maior visibilidade para quem busca por determinado assunto, aumentando as chances de alcançar leads de qualidade.

Para isso, é preciso seguir boas práticas, a fim de obter uma boa avaliação do Google e conseguir uma boa posição consequentemente. Entre essas práticas, as estratégias de ranqueamento SEO são as mais importantes. Alguns exemplos são um bom conteúdo, backlinks, tempo médio de permanência no site, links internos, quantidade de imagens na página, entre outras.

Mesmo se preocupando muito com os fatores de ranqueamento SEO para atingir um melhor posicionamento, muitas empresas não sabem que a hospedagem de sites afeta o posicionamento do site no Google e, consequentemente, o SEO colocado em prática para tal.

Isso porque o Google, além de avaliar todos esses fatores para posicionar o site, também analisa a rapidez do carregamento das páginas, se o site fica off-line, se garante segurança para os dados, localização da hospedagem, entre outros fatores que influenciam no ranqueamento. No entanto, em abril de 2010 o Google incluiu como um novo fator nos algoritmos de classificação de pesquisa a velocidade ou desempenho do site.

Atualmente, existem diversos tipos de hospedagem disponíveis, como a hospedagem compartilhada (que é dividida entre diversos clientes). Assim como, existe a hospedagem gratuita, servidor dedicado (oposto da compartilhada), hospedagem cloud e VPS.

Todas essas estratégias ligadas ao SEO são direcionadas para fazer um bom site para uma satisfatória análise e posicionamento do Google. Bem como, o que podemos considerar como um bom site? Se você quer descobrir essas informações continuem acompanhando este texto.

O que determina um bom site?

No marketing digital, alguns fatores são levados em conta para determinar se um site é bom ou ruim. Da mesma forma, isso também vale para um bom ranqueamento no Google ou em outros navegadores. Dentre as principais características de um bom site, podemos destacar: navegabilidade, legibilidade, conteúdo e rapidez. Confira mais sobre cada um deles abaixo.

Navegabilidade

A praticidade e agilidade são fatores primordiais que os usuários buscam em sites. Isso é possível graças a uma boa navegabilidade, que garante ao usuário, links e conteúdos facilmente acessíveis para visualização. Enfim, o menu deve ser intuitivo e seguir uma ordem que faça sentido para o internauta.

Além disso, todos os links, que geralmente funcionam como Call to Action (CTA), devem ser claramente clicáveis. Isso ajuda a atrair a atenção do leitor. Sites com muito apelo gráfico, feitos em flash, normalmente possuem muitos links distribuídos no layout, porém, podem não ser facilmente identificáveis, o que prejudica a navegabilidade.

Legibilidade

A leitura deve ser agradável aos olhos, evitando que o internauta tenha verdadeira “aflição” ao permanecer no site. Contudo, para isso é preciso que haja um bom esquema de cores no site, que seja coerente, equilibrando a identidade visual da empresa e um padrão de tipografia que facilite a boa leitura. Textos muito grandes, grifados em negrito, muitas imagens ou vídeos, podem atrapalhar a leitura e permanência dos usuários. Dessa forma, fique atento para garantir que os usuários façam uma boa leitura de seu conteúdo, sem que sejam “atrapalhados”.

Conteúdo

Sem dúvidas essa é uma das principais características de um bom site. Antes de mais nada, sem um conteúdo otimizado, adequado à linguagem da persona, atualizado e que atenda às demandas do seu público, nenhum internauta permanecerá por muito tempo no site. De nada irá adiantar a boa navegabilidade ou legibilidade, se o conteúdo não for de qualidade, original, de interesse do público e atualizado.

Rapidez

Esse é um dos fatores ligados diretamente com a hospedagem do site. A velocidade para abrir o site, carregar páginas, abrir links, carregar imagens, são alguns dos fatores que demonstram a rapidez do site. Em suma, para isso ser possível, é preciso ter um bom servidor no qual o site está armazenado. Outras variáveis pertinentes ao usuário também influenciam, como a rapidez da banda larga, a qualidade do processador, etc.

O que determina uma boa hospedagem?

Para que um site seja considerado com uma boa hospedagem, é preciso que haja segurança, um bom tempo de disponibilidade, velocidade e localização. Esses fatores juntos, podem garantir uma boa hospedagem e assegurar que o site seja melhor avaliado pelo Google para um posicionamento. Veja, a seguir, como cada um desses fatores garante uma boa hospedagem:

Tempo de disponibilidade

Também conhecido como uptime, indica quanto tempo o servidor da sua hospedagem está funcionando de forma ininterrupta. Dessa forma, quanto maior for o tempo, mais o seu site fica disponível para os usuários.

Um uptime bom significa que o fica no ar a maior parte do tempo e não apresenta constantes instabilidades. No entanto, se esse número for ruim, com certeza isso irá afetar o SEO e, consequentemente, o ranqueamento. Uma boa hospedagem garante que não vai haver esse problema.

Velocidade

A velocidade na abertura de páginas, carregamento de links, fotos e vídeos, é uma das características para uma boa hospedagem. Por outro lado, também, é um dos principais fatores determinados pelo Google para um bom posicionamento. Para melhorar o carregamento de páginas, pode ser aplicado o uso de uma CDN, o uso de cache e a otimização das imagens do site.

Além disso, uma boa hospedagem é um dos principais requisitos para alcançar uma boa velocidade. Isso porque, sempre que o usuário acessa o site, utilizam-se recursos como processamento e memória, provenientes dos recursos da hospedagem.

Segurança

A possibilidade de invasão por hackers ou vírus é muito grande, principalmente naqueles sites bastante movimentados. Tais ameaças podem deixar o site mais lento, instável ou até mesmo torná-lo indisponível. Isso, com certeza, irá prejudicar todo o seu SEO e o ranqueamento do site.

A empresa de hospedagem deve garantir um constante monitoramento e gerenciamento dos servidores para evitar ataques e invasões aos sites.

Localização

O seu servidor deve estar geograficamente próximo da audiência, para garantir que os usuários encontrem o site mais facilmente. Isso não é um fator tão determinante assim para um bom ranqueamento do Google, porém, poderá garantir maior visibilidade.

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