Google Meu Negócio e Google Maps qual a diferença?

Ilustração do meu negócio cadastrado no Google Maps.

Ter uma presença on-line não é mais tendência, é uma obrigação das empresas, independente do ramo em que atua. É bem fácil comprovar essa afirmação. Basta pensarmos nas nossas próprias ações na hora de buscar um produto ou serviço. Qual é o local que buscamos primeiro? Garanto que você pensou: “no Google”.

E é verdade! Há algumas ferramentas que podem ajudar o seu negócio a ser encontrado pelas buscas. Tais como, buscas dos usuários que usarem palavras-chave que tenham relação com o que você oferece. Veja a diferença entre o Google Mapas e o Google Meu Negócio. Assim como porque a sua empresa deve ter cadastro neles.

A diferença principal das duas plataformas é que para aparecer no Google Maps, a empresa não precisa criar um perfil na plataforma. Entretanto, para usar as funcionalidades do Google Meu Negócio, é necessário cadastro. Mesmo sem a necessidade de cadastro no Google Maps, saiba que é importante fazer um. Já que além de ganhar mais visibilidade, você também poderá colocar conteúdo sobre a sua empresa. Ambas as ferramentas ajudam no SEO local, aumentando as chances de venda e fortalecendo a marca.

O que é o Google Meu Negócio?

O que é o Google Meu Negócio?

É uma ferramenta do próprio Google que é destinada principalmente para os empreendimentos locais. Ela ajuda tanto os usuários que buscam empresas a encontrarem mais informações básicas, operacionais e fotográficas. Assim como, os negócios locais, que podem fazer o seu cadastro e ganhar mais visibilidade nas buscas do Google. Da mesma maneira, as empresas tenham significância nas buscas com relação com o produto ou serviço que oferece.

O cadastro no Google Meu Negócio é importante pelos seguintes motivos:

• Você consegue dar mais visibilidade ao seu negócio: quando um usuário busca o nome da sua empresa. Por exemplo, normalmente ele quer saber o seu site, o endereço, o horário de atendimento, o telefone. Além disso, os usuários querem saber sobre as avaliações que clientes fazem sobre a sua empresa.

• É possível interagir com os clientes. A sua empresa pode responder a cada comentário de avaliação que o seu cliente fizer, seja agradecendo ou ajudando o cliente de alguma forma.

• Posta fotografia. Segundo o próprio Google, as empresas que tem fotos adicionadas no Google Meu Negócio recebem mais de 40% a mais de solicitações de rotas de carro no Google Maps.

• Ter acesso a relatórios para entender a audiência. A cada mês, o Google oferece um relatório informando quantas pessoas pediram instruções de como chegar a sua empresa. Assim como, quantas pessoas telefonaram, quantas vezes a empresa apareceu nos resultados de busca e de onde são essas pessoas.

Além de aumentar a visibilidade da sua empresa, é possível conhecer melhor os hábitos dos clientes e leads.

Google Maps

Supomos que o seu negócio seja um restaurante, mais especificamente uma pizzaria na cidade de São Paulo. Quando o usuário buscar no Google por “pizzarias em São Paulo”, as pizzarias cadastradas irão aparecer nas buscas. No entanto, normalmente ranqueadas pela distância que ela está do usuário no momento.

O cadastro completo no Google Maps dá mais credibilidade e informações ao usuário, aumentando as chances do seu negócio ser escolhido para a compra. As fotografias também vendem muito, por isso, capriche sempre em fotos bem iluminadas e com ângulos favoráveis.

Agora que você já sabe a diferença, é hora de fazer cadastro nessas duas ferramentas do Google e ter mais visibilidade nas pesquisas.

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