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[fusion_dropcap color=”” boxed=”yes” boxed_radius=”50%” class=”” id=””]O[/fusion_dropcap]

Google, há algum tempo, circula entre as empresas mais valiosas do mundo. Apesar de não vender nada, a plataforma de anúncios gera uma fortuna por conta da forma inteligente que o marketing pode ser feito na sua plataforma. E para explorar cada vez mais este mercado, existem conceitos como o marketing de busca. Entenda o que é e como uma Consultoria de Search Engine Marketing (SEM) pode ajudar a sua empresa.

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O que é SEM?

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SEM é uma sigla que significa Search Engine Marketing, ou seja, marketing nos mecanismos de busca ou Marketing de Busca para facilitar.

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O mercado percebeu como o comportamento do consumidor muda a partir da criação e disseminação do Google. São mais de 100 bilhões de pesquisas por mês. Por ano, o valor supera 2 trilhões. Esta opção é responsável por mais de 90% de todo o tráfego dos sites. Ou seja, os números são completamente absurdos.

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Mas também trazem uma oportunidade que o SEM visa aproveitar. Este conceito reúne as mais diversas estratégias para otimizar os sites e as ferramentas de busca, de modo a alcançar as primeiras posições dos buscadores.

Diferença entre SEO e SEM

Antes de melhorar um pouco mais a fundo no que é SEM é importante fazer uma distinção com o termo SEO. Este também é bem conhecido, o que acaba gerando uma confusão entre ambos.

Basicamente, SEO está dentro de SEM, ou seja, o SEM é a estratégia de marketing de busca como um todo. Ela avaliará o SEO, que são as estratégias para otimização nas buscas além de se preocupar com os links patrocinados, por exemplo.

o SEO é mais focado. Ele busca empregar técnicas que aumentarão as chances da sua página aparecer nas primeiras posições do Google

O SEM, além de se atentar a esta otimização, também se preocupa com os links patrocinados, ou seja, os anúncios que são feitos quando um usuário faz uma busca.

Nossa intuição diz que a estratégica orgânica é muito mais valiosa, afinal, é gratuita, mas uma estratégia eficiente usa bem as duas ferramentas para ter os melhores resultados.

Como funciona uma consultoria de SEM?

A consultoria de SEM é essencial para traçar a estratégia ideal. É uma combinação de conhecimentos. As empresas especializadas no assunto trazem as técnicas, enquanto os negócios se focam no seu cliente. Por isso, é preciso que esta atividade seja feita em conjunto.

Análise de Negócio

O primeiro ponto é fazer uma análise do negócio. Afinal, é preciso entender quem está fazendo o marketing de busca e, principalmente, o motivo.

No final das contas todas as empresas querem vender mais, sejam produtos ou serviços, mas o caminho para chegar lá pode ser bem diferente. Um exemplo bem clássico são as diferentes entre as ações de branding e as que buscam vendas.

Avaliar objetivos da campanha

No primeiro caso, o objetivo maior é reforçar a sua marca. Pode ser uma opção para negócios que estão nascendo ou que querem divulgar um novo produto. Neste caso, suas estratégias buscam fazer a sua empresa ser vista e as pessoas saberem que ela existe.

Em outros casos, o foco pode ser mais na venda, neste ponto, a conversão passa a ser mais importante assim como a “qualidade” de quem interage com o seu anúncio. Seu objetivo é aumentar a conversão, o que é mais caro, o que significa que seu retorno precisa ser mais bem cuidado.

Estes são dois exemplos das análises dos objetivos de campanha que mostram por que é tão importante fazer uma análise macro do negócio primeiro. A campanha vai trazer o que o seu negócio precisa em um determinado momento.

Criação de campanhas

O próximo passo é a criação das campanhas em si, ou seja, é o momento de colocar a mão na massa. Isso significa aplicar todas as técnicas de SEO e de construção de bons links patrocinados, mas o mais importante é testar.

Uma das principais vantagens do search engine marketing é que você pode medir absolutamente todas as ações que são feitas pela sua marca. Isso significa que você também pode testar diversas opções. Por exemplo, explore CTAs diferentes até encontrar os que façam mais sentido para a sua empresa e o seu usuário.

Gerenciamento das Campanhas

Por este motivo também, que é tão importante fazer um gerenciamento da campanha. É possível acompanhar em tempo real, os resultados de praticamente todas as ações. Com isso, é possível fazer alterações de modo a obter os melhores resultados.

Se um anúncio está dando muito certo, você pode tentar entender o porque e explorar este sucesso. Por outro lado, se não tiver dando muito resultado pode trocar por outro imediatamente. Não deixe de gerenciar a campanha para potencializá-la.

Relatórios e Resultados

Por isso, também acaba sendo muito valioso observar os relatórios e resultados ao final da mesma. A cada campanha são produzidas muitas informações sobre como foi o desempenho da mesma, o que retorna para o usuário em forma de conhecimento.

Isso é essencial para aplicar nas próximas, sem necessariamente precisar começar do zero. Você já sabe melhor o que funciona ou não para o seu público e pode ser mais eficaz na próxima vez que for trabalhar o SEM.

Por que o SEM é importante?

A consultoria e o SEM são importantes por um motivo simples: o marketing segue onde o usuário está. E hoje em dia, a experiência de qualquer pessoa muito provavelmente começa com uma busca no Google.

Por isso, o marketing de busca é essencial para trazer mais visibilidade para as empresas, em um ambiente em que o público ocupa uma presença cada vez maior. Isso significa um caminho lógico de trazer mais tráfego, transformá-los em leads e fechar novos clientes.

Mas, é importante fazer isso muito bem, por isso a consultoria também acaba sendo essencial.

O SEM é uma opção muito vantajosa, não somente porque ele segue o comportamento do usuário, mas também por ser bastante acessível. Se você está começando, pode se focar em uma estratégia de SEO para sentir se vale a pena seguir para uma opção de mídia paga. O importante é empregar esta solução para o que a sua empresa precisa.

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