Como escolher as palavras-chave certas para seu site aparecer no Google?

Parte do corpo de uma pessao aparecendo, com foco nas mãos, ela tem um smartphone na mão esquerda, ela está busncando escolher palavras-chave para seu site aparecer no Google.

Parte fundamental da estratégia de Marketing Digital, a escolha das palavras-chave contribui diretamente para que mecanismos de busca, como o Google, apresentem ao usuário o conteúdo do seu site.

Escolher as palavras-chave para seu site aparecer no Google

Assim sendo, é imprescindível utilizar o recurso com inteligência. Continue a leitura desse artigo e aprenda como escolher palavras-chave certas para que seu espaço virtual apareça bem colocado no Google.

O que são palavras-chave?

De acordo com o dicionário online Priberam, palavra-chave é definida como: “Termo que sintetiza as ideias ou temas centrais de um texto”.

Transferindo esse significado para o âmbito da internet, as palavras-chave são a forma como os usuários se expressam no Google para obter respostas de suas solicitações.

São compostas por uma ou mais palavras que são consideradas as principais para certo tipo de busca. Assim, o Google faz o reconhecimento delas, buscando, para apresentar ao usuário, sites da internet que contém as mesmas palavras.

Dessa forma, as empresas escolhem palavras-chave que serão utilizadas em seus conteúdos, com o objetivo de alcançarem as primeiras colocações no buscador e assim, aumentar as chances de serem vistas pelo público de interesse.

Palavras-chave ou Palavras-chaves: qual é o correto?

Eventualmente, essa dúvida pode surgir, afinal, na língua portuguesa, palavras compostas têm regras específicas para uso no plural. Deste modo, é importante esclarecer de uma vez por todas essa questão para evitar equívocos.

A grafia correta é palavras-chave. Conforme a regra, quando dois substantivos formam um termo composto, em que o segundo concede significado ao primeiro, apenas a primeira palavra é convertida ao plural.

Tipos de palavras-chave

As palavras-chave utilizadas como ferramenta de SEO (Otimização de Ferramentas de Busca) são divididas em três categorias, head tails, short tails e long tails.

Formadas por apenas uma ou duas palavras, as head tails são caracterizadas por serem termos gerais e muito abrangentes e por isso, possuem, grande volume de buscas na Web.

Como resultado, as empresas que optam por esse tipo de palavra-chave têm mais dificuldade em obter um bom ranqueamento no Google, o que, sem dúvida, reflete diretamente no número de acessos. Exemplo: Marketing Digital.

As short tails, em contrapartida, são um pouco mais específicas que a head tail e geralmente são formadas por no máximo três palavras. São selecionados os principais termos da busca, o que também pode dificultar a obtenção de uma posição de destaque.

Já as long tails são frases completas, com mais de três palavras que são capazes de descrever mais detalhadamente o assunto tratado no site. Essas palavras-chave possuem menos concorrência e, desta maneira, mais assertividade. Exemplo: Curso de Marketing Digital em X cidade.

A importância da palavra-chave para o seu negócio

As palavras-chave são como iscas para atrair visibilidade e acessos ao seu site. Mesmo porque, de nada adianta estruturar toda uma estratégia de presença online, se o público-alvo não está sendo alcançado.

Desse modo, as palavras-chave caminham lado a lado com marketing de conteúdo, sendo as maiores responsáveis por ligar o questionamento de um usuário da internet ao esclarecimento oferecido pelo seu negócio, por meio de conteúdo relevante.

As pessoas acessam o Google em busca de respostas para diversos problemas e cabe à sua empresa ajudar tais indivíduos nessa jornada.

De fato, a internet é um ótimo recurso para que sua empresa conquiste novos clientes, eleve suas vendas e obtenha oportunidades reais de negócio. No entanto, o principal foco deve ser auxiliar os usuários dos buscadores a sanar suas dúvidas.

Atingindo esse objetivo principal, os demais serão consequência.

Como escolher as palavras-chave certas para site aparecer no Google?

As palavras-chave a serem escolhidas devem ter relação direta com o segmento de mercado ocupado por sua empresa, ou seja, precisam sintetizar o tema tratado no site.

Dessa maneira, no momento dessa definição algumas questões devem ser consideradas:

Público

É importante que as palavras-chave escolhidas atendam a necessidade de seu público. Isto é, consigam chegar o mais próximo possível dos termos de busca utilizados por ele no Google.

Dessa forma, se coloque na pele de um leigo no assunto, lembrando-se também, que um resultado de pesquisa pode ser originado por diversas variações de uma mesma palavra-chave.

Volume

Existem termos com um volume de busca maior que outros. Esses números podem ser verificados em ferramentas de pesquisa de palavras-chave. O ideal é buscar por àquelas relacionadas a seu nicho, a fim de analisar sua popularidade.

Nesse ponto, é necessário estar atento. Na maioria das vezes, as palavras-chave mais procuradas são também as mais concorridas e, portanto, as chances do seu negócio aparecer no topo do Google podem ser menores.

Compra de palavras-chave (ajudar escolher as palavras-chave para seu site aparecer no Google)

Se você deseja que sua palavra-chave ganhe um impulso adicional para atingir boas colocações no Google, você pode optar por comprá-la. Essa é uma alternativa eficaz quando há o objetivo de conversão (vendas).

Desse modo, faça uma análise aprofundada e invista em palavras que traduzam essa ideia de forma clara e específica.

Concorrência

Analisar a concorrência é sempre uma prática bem-vinda, sobretudo para estruturar sua estratégia de marketing digital.

Acompanhe as ações realizadas e as ferramentas utilizadas pelos seus concorrentes. Assim, com o propósito de tomar para si lições do que você pode para aplicar em seu negócio. Como também do que deve evitar.

Contudo, não se limite somente aos concorrentes diretos, busque empresas que são referências em seu nicho e também fora dele.

SEO

O uso de palavras-chave de qualidade é uma das ferramentas de SEO mais relevantes. A princípio, essa prática está relacionada à regra de repetir a palavra-chave nos textos para facilitar o ranqueamento.

Como pode ser visto nesse artigo, a estratégia para escolha de palavras-chave vai além.

Todavia, faz-se necessário lembrar onde elas devem estar presentes na página:

  • Título;
  • SEO title;
  • Title tag;
  • No primeiro parágrafo do texto e também outras vezes no seu corpo;
  • Mega description;
  • URL.

Ferramentas de Pesquisas de Palavras-Chave

As ferramentas de pesquisa de palavras-chave são úteis para auxiliar você a encontrar as melhores palavras-chave para o seu negócio.

Assim, é possível escolher os termos mais apropriados ao seu segmento de mercado, elaborar um cronograma de conteúdo utilizando-as, bem como analisar a concorrência.

Existem diversas ferramentas disponíveis, incluindo algumas gratuitas que são bastante satisfatórias, tais como:

      • Ubersuggest;
      • Google Ads: Planejador de Palavras-Chave;
      • Google Correlate;
      • WordStream Free Keyword Tool;
      • AdWord & SEO Keyword Permutation Generator;
      • Answer the Public;
      • Keywords Everywhere;
      • Keyword In;
      • Wordtracker Scout;
      • Soovle;

Em suma, escolher as palavras-chave certas para o seu negócio, exige uma análise abrangente e testes constantes para obter resultados expressivos.

Por fim, se você não se sente preparado para colocar essas orientações em prática, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *