Fazer a análise de um site é uma ação fundamental para empresas que desejam ter sua marca e seu produto ou seus serviços vivos na Internet. Pensando na visibilidade e tráfego do site para colher ótimos resultados.
Por meio da análise de site, é possível conhecer o tráfego, entender a usabilidade para saber como se dá a relação do seu site com seus visitantes, e pensar em estratégias para desenvolver seu SEO, o que proporcionará maior visibilidade nos sites de busca. Dessa forma, é possível encontrar pontos de melhoria para trabalhar e alcançar o sucesso nas visitas em sua página.
Afinal, mais importante do que ter um site é ter um site bom, que seja eficiente e funcional.
Visibilidade na análise de site
Entre as partes componentes da análise do site está a verificação de como está a visibilidade.
Essa tarefa é importante para avaliar se a estrutura do site está apropriada para um bom SEO.
As estratégias de SEO são vitais para o site, e precisam ser feitas com dedicação. Todo consumidor se utiliza dos sites de buscam para encontrar produtos e serviços, e as melhores colocações nas respostas de busca nos buscadores são ocupadas por sites que contam com bom SEO.
Por isso, é fundamental saber se o seu site está adequado neste ponto, com conteúdos relevantes para a sua área de atuação e com as palavras-chave corretas para que figure em boas posições nas buscas.
Conhecer o tráfego na análise de site
Outro ponto importante da análise de site é saber como está a movimentação da sua página. É importante saber:
– Qual a origem do tráfego;
– Por onde as pessoas entram;
– Em qual página mais saem;
– De onde são as pessoas que o visitam;
-Como está a frequência e qualidade dos leads, ou seja, das pessoas que se cadastram, ou das vendas.
Assim, é possível identificar quais os setores exatos que precisam ser trabalhados e melhorados para que o site fique cada vez melhor para os usuários.
Entenda a usabilidade
Usabilidade é a forma como os visitantes de seu site se relacionam com ele.
Neste ponto, o objetivo é analisar se todas as informações que o usuário procura estão disponíveis de forma clara e com fácil acesso.
Caso as informações estejam fáceis de serem encontradas, de forma simples e agradável, se a navegabilidade é uma boa experiência para quem está visitando, se o site é agradável visualmente e tem um carregamento satisfatoriamente rápido, afinal, ninguém quer perder tempo ao procurar um serviço ou produto num site.
Também é importante verificar se a linguagem é simples, se os botões funcionam e estão bem posicionados e se o site funciona bem também em smartphones que são os devices mais utilizados hoje em dia.
Todos esses pontos mencionados acima contribuem também para que um site esteja bem montado e preparado para figurar no Google que avalia diversos desses pontos para classificar e elencar os sites nas respostas de buscas.
Algumas ferramentas para análise de site são utilizadas nesse processo. Entre elas:
- Google Search Console;
- Google Analytics;
- Facebook Analytics;
- Sitechecker;
- WooRank;
- Check My Links;
- Neilpatel;
- Mixpanel;
- SimilarWeb.